Com o objetivo de fortalecer a presença das redes associadas no mercado de dermocosméticos, a Fecofar une forças com a Principia, uma das principais fabricantes nacionais da categoria. Executivos da entidade e da indústria firmaram o acordo em março, com cobertura exclusiva do Panorama Farmacêutico.
A iniciativa já beneficia os 3,3 mil PDVs administrados pelas sete redes que integram o grupo – Drogarias Max (RJ), Farmácias São Rafael (SC), Farmais (SP), Grupo AMR (MG), Grupo Redemed (PE), MasterFarma (SC) e Rede Multidrogas (SP).
“O apoio de uma indústria de referência no segmento será fundamental não apenas para ampliar o volume de negócios, como também para conscientizar o pequeno e médio varejo sobre a relevância da categoria para agregar novos clientes e fidelizá-los”, observa Willians Robles, administrador executivo da Fecofar.
“Hoje damos um passo importante na categoria onde não teremos exclusividade com a Principia, mas eles estão nos apoiando e ajudando a desenvolver a categoria de dermocosméticos, que passa a ser um projeto estratégico da Fecofar”, acrescenta o executivo. A entidade tem como meta desenvolver 10 projetos estratégicos em 2025, todos com foco total em levar oportunidades de crescimento aos associados.
Capilaridade como trunfo para avançar no mercado de dermocosméticos
Para avançar de forma consistente no mercado de dermocosméticos, a entidade aposta na capilaridade como um dos trunfos. As sete redes mantêm presença em 1.262 municípios de 24 estados, representando tanto o associativismo como o franchising
“A grande rede é que faz um trabalho mais aprofundado nessa categoria. No pequeno e médio varejo, há o desejo de trabalhar esse produto, mas existem gargalos quanto ao mix e à precificação”, analisa o executivo. Por meio da parceria, a Principia atuará oferecendo treinamentos e capacitações sobre temas como layoutização e gerenciamento de categoria.
Iniciativa será clusterizada
Assim como o projeto realizado junto à Clinicarx para impulsionar os serviços de assistência farmacêutica, a iniciativa será clusterizada, ou seja, dividida em diferentes níveis de acordo com a realidade de cada empreendedor. A ideia é conseguir levar de forma acessível e democrática essa venda para todos os associados interessados.
“Não podemos montar um modelo único. Por isso, estamos estabelecendo um planograma de acordo com o tamanho do mix em cada loja associada”, finaliza.