Mercado de distribuição farmacêutica cresce 9,8%
Radiografia inédita do setor revela consolidação de
grandes players e ganho de espaço das médias
por Gabriel Noronha em
por Gabriel Noronha em
O Outlook 2025, relatório anual da Close-Up International sobre o setor farmacêutico, apresentou um panorama inédito do mercado de distribuição farmacêutica. O estudo analisou tendências e ressaltou a influência do comércio digital para a atividade.
Para avaliar o desempenho das diferentes operações, a consultoria classifica as empresas em três grupos – grandes, médias e pequenas distribuidoras, conforme o faturamento anual. As categorias abrangem vendas superiores a R$ 1 bilhão, entre R$ 100 milhões e [grifa]R$ 1 bilhão e abaixo de R$ 100 milhões[/grifar], respectivamente.
Segundo a Close-Up, as grandes distribuidoras cresceram 11% nos últimos 12 meses até agosto de 2025, alcançando uma participação de mercado de 65,6%.
As médias, por sua vez, avançaram 16% e passaram a representar 24% do setor. Já as pequenas cresceram 3%, alcançando 4,2% do mercado farmacêutico brasileiro.
Concentração do mercado farmacêutico por cada perfil de distribuidor
(market share em % + avanço em relação ao MAT 08/2024)

Mercado de distribuição no canal farma movimenta R$ 96,17 bi
Ainda segundo o estudo, o total movimentado pelo setor chegou a R$ 173,6 bilhões, alta de 9,8% em relação ao período anterior. Desse montante, 55,4% (R$ 96,17 bilhões) correspondem ao canal farma, que registrou avanço de 7,2%.
Considerando apenas esse segmento, as grandes, médias e demais distribuidoras perdem espaço para as menores, acumulando 63,4%, 23%, 4,4% e 9,2%, respectivamente.
Market share das distribuidoras no canal de farmácias
(concentração em % + comparação com o mercado como um todo)

Os diferentes perfis de empresas costumam divergir nos seus focos de atuação. Enquanto as grandes distribuidoras tendem a fazer mais negócios com as grandes redes, as pequenas e médias optam pelas associativistas.
Nesse quesito, o papel das empresas regionais é fundamental, principalmente na proximidade com o varejo independente e na capacidade de oferecer crédito e suporte contínuo. “Não se trata apenas de entregar um medicamento de um ponto a outro. O distribuidor regional garante crédito, leva informação e conecta indústria e farmácia com eficiência”, destaca o diretor executivo da Abradilan, Vinícius Dall’Ovo.
Principais mercados dos perfis de distribuidoras
(Concentração de negócios por categoria em %)
