Mercado farmacêutico se despede de Jorge Froes de Aguilar
Ex-diretor executivo da Abafarma teve destacado papel na valorização das distribuidoras de medicamentos
por Leandro Luize em e atualizado em
O mercado farmacêutico perde um de seus mais valorosos defensores. Diretor executivo da Abafarma – Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico por mais de 15 anos, Jorge Froes de Aguilar faleceu nesta terça-feira, dia 6. O velório e sepultamento ocorrem nesta quarta-feira, dia 7, entre 10h e 16h, no Memorial Parque dos Girassóis (Ribeirão Preto-SP). Ele tinha 78 anos de idade.
Nascido no pequeno distrito de Tuparecê, na cidade mineira de Medina, Froes mudou para o interior paulista em busca de novos horizontes profissionais. Graduou-se em 1974 pela tradicional Faculdade de Direito Laudo de Camargo, da Unaerp.
Por mais de 25 anos, ele dedicou-se à atuação em sindicatos e entidades associativas ligadas ao atacado farmacêutico. Permaneceu à frente da direção executiva da Abafarma até 2016.
Hoje a entidade congrega empresas que administram mais de 100 centros de distribuição e atendem em torno de 83 mil PDVs, entre farmácias, hospitais e clínicas. Responde por 87% da distribuição de medicamentos de referência no país e 69% da entrega de produtos ao varejo.
Entidade presta homenagem
Atual presidente executivo da Abafarma, Oscar Yazbek Filho reverenciou o legado deixado por Jorge Froes de Aguilar.
“Ao longo de sua trajetória, ele construiu uma reputação pautada pela seriedade, pelo diálogo e pelo compromisso com o fortalecimento da cadeia de abastecimento de medicamentos. Como diretor executivo da Abafarma, foi uma voz ativa em debates regulatórios, na defesa do acesso da população a medicamentos e na interlocução constante com autoridades públicas, indústria e demais elos do sistema de saúde, sempre com visão técnica e espírito colaborativo”, declarou.