Mercado valoriza relevância do Fecofar Day
Em sua 5ª edição, encontro na sede da entidade reuniu mais de 50 executivos do canal farma
por César Ferro em
e atualizado em


O Fecofar Day chegou à sua quinta edição no último dia 15 de outubro. O encontro reuniu mais de 50 executivos de 12 indústrias parceiras e das sete redes associadas à federação.
“Representamos mais de 3 mil lojas em 24 estados do Brasil. Somamos um faturamento de R$ 6 bilhões, o que nos colocaria entre as dez maiores companhias do varejo farmacêutico caso fôssemos uma rede corporativa”, enaltece Willians Robles, administrador executivo da associação.
Apesar da força comercial da entidade, o presidente Marcelo Grasso destaca que o objetivo do encontro não se limita ao fechamento de negócios. “Sempre explicamos que estamos aqui para encontrar o ponto de convergência entre a atuação das nossas redes associadas e a indústria”, argumenta.
Projeto com farmacêutica nasceu em um Fecofar Day
Um exemplo claro da sinergia entre a Fecofar e a indústria farmacêutica nasceu exatamente durante uma das edições do Fecofar Day. Nas palavras de Grasso, inclusive, surgia ali uma parceria de forma inesperada.
“Estávamos interagindo com a Danone a respeito do nosso projeto na área de nutrição. Casualmente, Bruno Cassi, gerente de contas da Biolab, ouviu nossa conversa e me abordou na sequência, com a ideia de recrutar nosso apoio para uma ação vinculada à categoria de Sistema Nervoso Central (SNC)”, conta.
Para Grasso, esses acordos vêm ajudando a suprir uma lacuna das farmácias associadas. “A grande maioria dos pequenos e médios varejistas tinha dificuldades para garantir que o estoque absorvesse plenamente a demanda dos pacientes, muitos deles em busca de até seis unidades do medicamento com uma única receita”, relata. Agora, com o apoio da Biolab, a federação está lançando um projeto para aprimorar a gestão do mix e evitar ruptura desses fármacos.
Fornecedores destacam proximidade com as redes associadas
Cassi já participou três vezes do Fecofar Day. Além da oportunidade de desenvolver um projeto junto à federação, o executivo destaca a oportunidade de se aproximar das redes provenientes de diferentes regiões do Brasil. “É de extrema importância ter esse encontro centralizador para dinamizar o relacionamento e abrir caminhos para novos negócios”, analisa.
Apesar de estreante, André Galhano, gerente nacional de expansão do iFood, focado no canal farma, compartilha da mesma opinião. “Essa possibilidade de nos conectarmos com todos no mesmo dia, no mesmo horário, permite que mostremos para o pequeno e médio varejo como é simples operar no digital”, afirma.
Redes comemoram ganho de visibilidade
As redes associadas à Fecofar também não poupam elogios à iniciativa. Afinal, apesar da tradição em seus mercados locais, esses players ainda tinham dificuldades para estabelecer negociações aprofundadas com o canal farma.
A Rede MultiDrogas, que ostenta o título de primeira a adotar o associativismo no varejo farmacêutico, já soma 336 lojas espalhadas pelo interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Apesar dos predicados, a companhia não sentia uma valorização tão grande por parte da indústria.
“Quando participamos do primeiro Fecofar Day, passávamos por um processo de transformação em nossa operação. Estávamos meio perdidos e esses encontros com o setor nos deram um norte”, comenta Tamires Zani, presidente da varejista.
Agora, cinco edições depois, a executiva entende que a percepção do mercado mudou. “Hoje, indústrias com as quais criamos relacionamento já estão confirmadas em nossa feira de negócios. Esse evento vem se consolidando como uma grande vitrine”, enfatiza.
“Estar aqui no Fecofar Day nos coloca em mais evidência. É notório o resultado, que se traduz em propostas comerciais mais vantajosas para nossos franqueados”, complementa Lucas Procópio, diretor comercial, de expansão, operações e marketing das Drogarias Max.
“Os encontros são concebidos para proporcionar benefícios reais ao lojista. Queremos fortalecer o pequeno e médio varejista, por meio de melhores condições comerciais e também a partir dos treinamentos que integram nossa universidade corporativa”, completa Robles.











