Ícone do site Panorama Farmacêutico

Nova direção da Multifarma quer dobrar número de PDVs

Nova direção da Multifarma quer dobrar número de PDVs

Nova direção da Multifarma quer dobrar número de PDVs

O Grupo Multifarma, rede associativista com mais de 250 lojas, quer encerrar o ano com 300 pontos de venda e faturamento acima de R$ 20 milhões. Para 2023 a meta é dobrar o número de farmácias e ampliar a rentabilidade.

E o encarregado para colocar o plano ambicioso em prática é o novo diretor executivo Marlon Pires. Ele assumiu o cargo há pouco mais de um mês, como parte do processo de profissionalização da companhia após a morte do seu antigo líder Ramirez Soares Ramos, em junho do ano passado.

Com 42 anos, o executivo conta com 12 anos de experiência como gerente comercial de vendas da Cimed. “Trata-se de uma oportunidade única de estreitar os dois pontos dessa cadeia e poder aliar todo o meu conhecimento da indústria – e a tendência de horizontalização da produção – com as necessidades da farmácia”, afirma Pires.

Uma de suas principais ações imediatas é aumentar a interação e o engajamento dos associados com as ferramentas de gestão e fidelização das drogarias. E, para isso, Pires tem realizado visitas em algumas lojas da rede. “Minha primeira percepção é de que há um interesse genuíno em elevar e profissionalizar o faturamento e a gestão dos associados. Por outro lado, há um grande desafio em convencer alguns proprietários de farmácia mais conservadores a compartilhar seus demonstrativos a fim de ajudá-los a organizarem o seu negócio”, explica.

De acordo com o executivo, os associados que usam mais as ferramentas de layoutização, precificação e a planilha de gestão chegam a bater acima de 32% de crescimento, enquanto a média é de 24%. “É na visita ao PDV que conseguimos ter clareza da real situação de cada loja. Esses primeiros 30 dias foram fundamentais para tomada de algumas decisões internas e a ideia é repetir pelo menos uma semana por mês esse trabalho de campo”, ressalta.

Expansão online como carro-chefe da Multifarma

Com o número de associados mais concentrados nos estados de Minas Gerais e São Paulo, o processo de expansão da Multifarma continuará focado principalmente nessas duas bases, por meio do canal online. Mas a rede também buscará a consolidação nos demais 13 estados onde atua nas cinco regiões do país.

“Nosso objetivo é fazer o digital e o presencial caminharem juntos. Temos uma equipe de consultores remotos, que atuam no processo de expansão digital para todos os estados. Caso determinada região apresente um crescimento nesse aspecto passamos a enviar um consultor presencial e agregar à nossa a estratégia de consultoria presencial”, ressalta.

Novo segmento de marca própria

Um dos principais focos do Grupo Multifarma para o próximo ano é dar ainda mais ênfase para a marca própria de polivitamínicos VitaMulti. Com o crescimento de 77% nos últimos 2 anos, as vitaminas representam uma importante estratégia para as drogarias. Pires acredita que esse mercado será o grande diferencial para as farmácias associadas.

Atualmente, a Multifarma mantém as SKUs VitaMulti AaZ e VitaMulti AZ Mulher. O grupo também acabou de lançar mais oito apresentações da linha. A rede, inclusive, mira um parceiro de marca própria na área de cosméticos para a criação de uma família de sabonetes líquidos, xampus e condicionadores. “São produtos de alto giro e ideais para rentabilizar e fidelizar cientes. A meta é ter esse portfólio ainda em 2023”, afirma Pires.

Universidade Multfarma

Outra ferramenta que também será bastante explorada é a Universidade Multifarma, plataforma exclusiva de treinamentos EaD em parceria com a Abrafad. “Sabemos que o mercado farma está em constante mudança, e vamos investir maciçamente na profissionalização tanto da equipe que atende as drogarias, composta hoje por 30 colaboradores, como focar no aprimoramento contínuo dos associados”, explica.

“Além das aulas gravadas, o grupo também promoverá aulas virtuais a fim de aumentar a interação entre os associados. Em novembro realizaremos um curso para gestores, restrito a apenas 50 vagas, para nos aproximar ainda mais do tomador de decisão”, finaliza o executivo.

MULTIFARMA

Estados: AM, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, RO, SP e TO
Lojas: 250
Colaboradores: cerca de 1.200

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Sair da versão mobile