Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Nova direção da Multifarma quer dobrar número de PDVs

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Nova direção da Multifarma quer dobrar número de PDVs

O Grupo Multifarma, rede associativista com mais de 250 lojas, quer encerrar o ano com 300 pontos de venda e faturamento acima de R$ 20 milhões. Para 2023 a meta é dobrar o número de farmácias e ampliar a rentabilidade.

E o encarregado para colocar o plano ambicioso em prática é o novo diretor executivo Marlon Pires. Ele assumiu o cargo há pouco mais de um mês, como parte do processo de profissionalização da companhia após a morte do seu antigo líder Ramirez Soares Ramos, em junho do ano passado.

Com 42 anos, o executivo conta com 12 anos de experiência como gerente comercial de vendas da Cimed. “Trata-se de uma oportunidade única de estreitar os dois pontos dessa cadeia e poder aliar todo o meu conhecimento da indústria – e a tendência de horizontalização da produção – com as necessidades da farmácia”, afirma Pires.

Uma de suas principais ações imediatas é aumentar a interação e o engajamento dos associados com as ferramentas de gestão e fidelização das drogarias. E, para isso, Pires tem realizado visitas em algumas lojas da rede. “Minha primeira percepção é de que há um interesse genuíno em elevar e profissionalizar o faturamento e a gestão dos associados. Por outro lado, há um grande desafio em convencer alguns proprietários de farmácia mais conservadores a compartilhar seus demonstrativos a fim de ajudá-los a organizarem o seu negócio”, explica.

De acordo com o executivo, os associados que usam mais as ferramentas de layoutização, precificação e a planilha de gestão chegam a bater acima de 32% de crescimento, enquanto a média é de 24%. “É na visita ao PDV que conseguimos ter clareza da real situação de cada loja. Esses primeiros 30 dias foram fundamentais para tomada de algumas decisões internas e a ideia é repetir pelo menos uma semana por mês esse trabalho de campo”, ressalta.

Expansão online como carro-chefe da Multifarma

Com o número de associados mais concentrados nos estados de Minas Gerais e São Paulo, o processo de expansão da Multifarma continuará focado principalmente nessas duas bases, por meio do canal online. Mas a rede também buscará a consolidação nos demais 13 estados onde atua nas cinco regiões do país.

“Nosso objetivo é fazer o digital e o presencial caminharem juntos. Temos uma equipe de consultores remotos, que atuam no processo de expansão digital para todos os estados. Caso determinada região apresente um crescimento nesse aspecto passamos a enviar um consultor presencial e agregar à nossa a estratégia de consultoria presencial”, ressalta.

Novo segmento de marca própria

Um dos principais focos do Grupo Multifarma para o próximo ano é dar ainda mais ênfase para a marca própria de polivitamínicos VitaMulti. Com o crescimento de 77% nos últimos 2 anos, as vitaminas representam uma importante estratégia para as drogarias. Pires acredita que esse mercado será o grande diferencial para as farmácias associadas.

Atualmente, a Multifarma mantém as SKUs VitaMulti AaZ e VitaMulti AZ Mulher. O grupo também acabou de lançar mais oito apresentações da linha. A rede, inclusive, mira um parceiro de marca própria na área de cosméticos para a criação de uma família de sabonetes líquidos, xampus e condicionadores. “São produtos de alto giro e ideais para rentabilizar e fidelizar cientes. A meta é ter esse portfólio ainda em 2023”, afirma Pires.

Universidade Multfarma

Outra ferramenta que também será bastante explorada é a Universidade Multifarma, plataforma exclusiva de treinamentos EaD em parceria com a Abrafad. “Sabemos que o mercado farma está em constante mudança, e vamos investir maciçamente na profissionalização tanto da equipe que atende as drogarias, composta hoje por 30 colaboradores, como focar no aprimoramento contínuo dos associados”, explica.

“Além das aulas gravadas, o grupo também promoverá aulas virtuais a fim de aumentar a interação entre os associados. Em novembro realizaremos um curso para gestores, restrito a apenas 50 vagas, para nos aproximar ainda mais do tomador de decisão”, finaliza o executivo.

MULTIFARMA

Estados: AM, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, RO, SP e TO
Lojas: 250
Colaboradores: cerca de 1.200

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress