Mesmo com a crise, o crescimento das redes de farmácias associadas à Febrafar atingiu 22,95% a mais de faturamento nos primeiros dez meses de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. E um dos grandes impulsionadores deste crescimento foram os não medicamentos, formado por produtos de higiene, beleza e nutrição que estão encontrando cada vez mais espaço dentro das lojas.
Para se ter ideia do crescimento da importância desses produtos, em outubro a representatividade dessa categoria chegou pela primeira vez a 25% de todo o faturamento das farmácias das redes da Febrafar. Em 2018 essa participação era de apenas 19%.
Contudo, isso não tem relação com a pandemia, mas com um bom trabalho das lojas. “Temos feito ações com essa categoria como o HBN Febrafar, que acontece mensalmente, onde negociamos com as indústrias e distribuidores parceiros condições comerciais diferenciadas, disponibilizando para as redes e lojas durante uma semana”, explica Renata Matias, gerente de contas da Febrafar.
Ela conta que esta ação tem um impacto muito positivo nas lojas, que se adequam a uma nova realidade de mercado e que aumentam seu faturamento. “Estamos trabalhando cada vez mais a percepção das lojas que, ao oferecerem esses produtos em boas condições para os consumidores, não só se tem retorno financeiro, mas também garantem a fidelização desses clientes, fortalecendo a marca. Isso é fundamental para ser competitivo”, complementa Renata.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!
Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/01/10/mais-de-2-3-das-empresas-do-setor-tiveram-alta-nas-vendas-em-2020/