L’Oréal é a marca mais valiosa do mundo, Natura a mais forte


O valor total das 50 marcas de cosméticos mais valiosas do mundo diminuiu de US$ 137,5 bilhões em 2020 para US$ 124,8 bilhões em 2021, redução de US$ 12 bilhões (9%), em função das consequências da pandemia da Covid-19. Segundo o relatório Brand Finance Cosmetics 50 2021, o setor de cosméticos tem a maior reputação entre todos os setores globalmente – apenas igualado pelo de alimentos.
L’Oréal: a mais valiosa
A L’Oréal (US$ 10,2 bilhões) manteve o título de marca de cosmético mais valiosa do mundo pelo segundo ano consecutivo, apesar de registrar uma perda de valor de marca de 13%. A queda no valor da marca é em grande parte consequência da pandemia. A pesquisa demonstra que a reputação da marca entre os consumidores é significativamente menor fora da Europa e da América do Norte, especialmente em mercados como Índia, China e Japão.
O top 10 das marcas mais valiosas inclui ainda a Gillette (US$ 7,5 bilhões), Nívea (US$ 6,2 bilhões), Guerlain (US$ 5,6 bilhões), Estée Lauder (US$ 5,7 bilhões), Pantene (US$ 5,1 bilhões), Dove (US$ 5 bilhões), Clinique (US$ 5 bilhões), Garnier (US$ 4 bilhões) e Head & Shoulders (US$ 4 bilhões).
Natura é a mais forte do setor
Além de medir o valor geral da marca, o Brand Finance também avalia a força relativa das marcas, com base em fatores como investimento em marketing, familiaridade com o cliente, satisfação da equipe e reputação corporativa. Juntamente com as previsões de receita, a força da marca é um impulsionador crucial do valor da marca. De acordo com esses critérios, a Natura (US$ 1,7 bilhão) é a marca de cosméticos mais forte do mundo, com uma pontuação do Índice de Força da Marca (BSI) de 86,7 em 100 e uma classificação de força de marca AAA, figurando na 25ª colocação no ranking.
De acordo com o relatório, a Natura é percebida como uma marca extremamente forte no Brasil e na América do Sul e, embora seja menos conhecida fora da região, sua proposta permanece favorecida internacionalmente graças ao aumento da popularidade das marcas naturais. A empresa foi amplamente capaz de se proteger do impacto negativo da pandemia devido ao risco diversificado de suas operações de negócios, que abrangem uma ampla variedade de produtos de banho, fragrância, corpo e maquiagem.
Além disso, a marca é sustentada pelo sucesso de sua controladoraNatura & Co – dona da Aesop, The Body Shop e Avon – que sempre pontua bem em medidas de governança, sustentabilidade e apelo do funcionário.
Crescimento mais rápido
Na 20ª colocação, a francesa Yves Rocher (US$ 2,4 bilhões) é a que apresentou um crescimento mais rápido na classificação deste ano, após um aumento impressionante de 71% no valor da marca e simultaneamente saltando oito posições, do 28º para o 20º lugar. A companhia está se recuperando após um declínio acentuado no valor da marca nos últimos anos devido à decisão de sair do Reino Unido em meio ao Brexit. A marca, no entanto, continua a ter um bom desempenho na Europa continental. Durante o pico da pandemia da Covid-19, as fábricas foram reaproveitadas para criar álcool gel, produzindo cerca de 45 mil frascos por semana.
Marcas estreantes
Estreando no ranking, a Fresh (US$ 1,1 bilhão) e a The Body Shop (US$ 725 milhões) são a segunda e a terceira marcas de crescimento mais rápido, com alta de 53% e 22%, respectivamente. Entrando no ranking na 36ª posição, a Fresh se beneficia da combinação do capital da LVMH, com os fundadores permanecendo no controle A The Body Shop do Reino Unido alcançou a 49ª posição.
A marca passou por uma revisão completa de produto e marca nos últimos anos, desde que foi comprada pela brasileira Natura & Co da L’Oréal, agora se posicionando como uma marca ativista no núcleo, que será “para sempre contra os testes em animais”. As vendas da marca foram sólidas em sua plataforma de e-commerce, o que mais do que compensou as vendas perdidas nas lojas, que chegam a 3 mil em mais de 70 países.
Confira aqui o ranking completo das 50 marcas de cosméticos mais valiosas do mundo.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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