Natura inaugura central de compostagem de orgânicos

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A Natura inaugurou em dezembro sua central de compostagem no Ecoparque, em Benevides (PA), com o  objetivo de transformar os resíduos orgânicos em adubo para serem usados por agricultores da região. O projeto foi planejado para tratar até 12 toneladas por mês de resíduos, gerando 76 toneladas por ano de composto. As informações são do portal Espaço Ecológico.

Veja também: Nos EUA, pequena empresa de cosméticos doa 1 milhão de hidratantes antissépticos

Para Sergio Talocchi, gerente de Meio Ambiente e Logística Reversa da Natura, a central de compostagem é uma oportunidade de incentivar as pessoas a reproduzirem a técnica em suas casas, empresas ou propriedades rurais.

“As sobras de alimentos representam 50% dos resíduos domiciliares e costumam ser descartadas em aterros sanitários. Com essa iniciativa, o que antes viraria lixo pode contribuir para a agricultura ou jardinagem, retornando à natureza.”

Siga nosso Instagram

A iniciativa é resultado da parceria entre a companhia e a Morada da Floresta (empresa especializada em soluções socioambientais que incentivam práticas sustentáveis). Ela apresenta vários benefícios para o meio ambiente. Entre eles estão a redução da poluição ao diminuir a quantidade de resíduos orgânicos que é enviada para aterros, a nutrição da terra para o plantio e a diminuição da necessidade de utilizar herbicidas e pesticidas. Além disso, também se evitam queimadas.

Para desenvolver o composto orgânico, são coletadas sobras de alimentos, tortas de filtro, podas de galhos, aparas do jardim e cinzas da queima de biomassa das caldeiras da fábrica. O que é produzido após o processo pode ser usado no cultivo de hortaliças, na produção de mudas e na adubação de plantas ornamentais e de espécies frutíferas e arbóreas.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Leia também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/12/28/retrospectiva-as-mudancas-regulatorias-durante-a-pandemia/

Notícias Relacionadas