Nova plataforma monitora medicamentos do SUS
Ferramenta digital integra dados e processos do sistema público
por Gabriel Noronha em
Uma plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) promete acompanhar os medicamentos do SUS em todas as etapas da dispensação, com foco na identificação de falhas e na otimização do serviço.
Batizada de Plataforma Nacional de Saúde (MedSUS), a ferramenta foi entregue pelo STF ao CNJ em 29 de dezembro, em versão beta oficial destinada à fase final de testes antes do lançamento definitivo, segundo o portal Jota.
Nesta etapa, o CNJ deverá conduzir testes de usabilidade, permitindo que usuários reais interajam com o sistema para identificar falhas e oportunidades de aprimoramento.
Paralelamente, será estruturado um modelo definitivo de governança, com a participação de secretarias de saúde, Ministério da Saúde, agências reguladoras e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ainda não há prazo definido para a conclusão desses processos.
Novidade acompanha medicamentos do SUS
A MedSUS foi criada a partir do julgamento do Tema 1234, do STF, e deverá avaliar processos como identificação do médico e acesso do paciente, prescrição e verificação de diretrizes clínicas, cálculo automático de competência e custeio, tramitação administrativa, controle de estoque e monitoramento clínico contínuo.
A expectativa é que a implementação da plataforma contribua para a padronização das respostas administrativas, facilite o controle judicial e, no longo prazo, fortaleça a viabilidade e a sustentabilidade do SUS por meio de uma análise mais segura e estruturada dos dados.