Novartis firma acordo de compartilhamento de risco do Zolgensma
Ministério da Saúde viabiliza tratamento inovador no SUS para crianças com AME. Pela primeira vez, será ofertada uma terapia gênica na rede pública
por Gabriel Noronha em e atualizado em
O Ministério da Saúde e a Novartis firmaram, no início da semana, o primeiro acordo de compartilhamento de risco da história do SUS. O modelo de parceria permitirá que o sistema público de saúde forneça o Zolgensma – um dos medicamentos mais caros do mundo indicado para bebês com atrofia muscular espinhal (AME).
Trata-se de uma doença neuromuscular genética rara, degenerativa e progressiva, causada pela ausência ou deficiência de um gene chamado sobrevivência do neurônio motor 1 (SMN1), que leva à perda irreversível de neurônios motores, afetando as funções musculares.
O acordo de compartilhamento de risco foi oficializado após aprovação da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde), e representa um desafio tanto para o governo, quanto para a indústria, pois é uma novidade no país e envolve toda a cadeia de saúde.
“Este feito inédito no Brasil inaugura no país uma nova fronteira de acesso a tratamentos inovadores. Os pacientes de AME e suas famílias estão mais perto de ter no sistema público a primeira terapia gênica que atua na causa raiz da doença”, comemora Sylvester Feddes, presidente da Novartis Brasil.
Trata-se de um modelo inovador de acesso, baseado em valor, que vincula o pagamento do produto aos desfechos clínicos apresentados pelos pacientes. Por isso, a construção dessa parceria ressaltou a necessidade de uma colaboração estruturada e integrada.
Estudante de Jornalismo na Fundação Casper Líbero. colabora na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas
Gabriel Noronha possui 1109 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies para melhorar sua navegação, analisar métricas e oferecer recomendações de conteúdo. Você pode ajustar suas preferências a qualquer momento em nossa política de privacidade.