Novo medicamento contra diabetes funciona com dose única
Resultados em ensaio clínico são animadores
por Gabriel Noronha em
A Vertex Pharmaceuticals anunciou os resultados da mais recente etapa de testes clínicos do zimislecel (ou VX-880), seu novo medicamento contra diabetes tipo 1. Cercado de expectativas, o fármaco promete uma alternativa revolucionária para o tratamento da doença. As informações são da Gazeta do Povo.
O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune que exige uso diário de insulina desde o diagnóstico. Quando não tratado adequadamente, pode ter complicações graves, assim como o tipo 2, que se desenvolve por resistência à insulina, frequentemente associada a fatores como sobrepeso, obesidade, sedentarismo e predisposição genética. Com o tempo, o pâncreas pode não conseguir compensar essa resistência, levando à elevação da glicose no sangue.
A grande novidade apresentada pelo remédio é sua aplicação em dose única, que contraria os métodos disponíveis atualmente no mercado, baseados em injeções periódicas.
Ao ser introduzido no organismo, o fármaco interage com as células-tronco do paciente, infundindo-as com células betas pancreáticas cultivadas em laboratório, capazes de produzir insulina.
Embora ainda esteja na etapa de testes clínicos, os resultados apresentados já animam médicos, que consideram o fármaco da Vertex promissor. Entre os 12 voluntários presentes no último grupo de estudo dez não precisam mais de insulina, enquanto os outros dois demandam agora doses menores. Todos os participantes foram acompanhados por um período de um ano.
Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, atua na produção de notícias e também dos conteúdos de seções temáticas do portal.
Gabriel Noronha possui 1057 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.