Novo Nordisk busca aprovação do Wegovy em comprimido
Farmacêutica projeta que formulação oral pode ser uma opção mais acessível
por Gabriel Noronha em


A Novo Nordisk aguarda avaliação do FDA para o que a indústria já intitula como futuro medicamento blockbuster da farmacêutica – o Wegovy em comprimido. Essa versão foi submetida à agência reguladora em maio e deve ter o veredicto até o fim do ano, com probabilidade de chegada ao mercado brasileiro já em 2026. As informações são do O Estado de S. Paulo.
A companhia promete que o fármaco será lançado mundialmente em “ondas”, com o Brasil entre os países prioritários. Além da praticidade no tratamento, o preço também gera grandes expectativas, embora ainda não seja possível fazer previsões oficiais, conforme explica Yan Cai, vice-presidente sênior de medicina e marketing da farmacêutica.
“Neste momento, não podemos divulgar nenhuma estimativa de preço para a formulação oral da semaglutida. A patente da molécula expira no Brasil em 2026 e seria irrealista imaginar que o preço se manteria após a perda da exclusividade”, afirma.
Wegovy em comprimido não é a única novidade da farmacêutica
A Novo Nordisk também divulgou recentemente os resultados dos ensaios clínicos da amicretina, um agonista duplo de GLP-1 e amilina. O estudo, bem recebido pelos investidores, apresentou uma perda de peso superior a 24% em 36 semanas.
“A amicretina deve se tornar o principal produto da Novo Nordisk no futuro por dois principais motivos. Primeiro, porque vamos desenvolvê-la tanto na forma injetável subcutânea quanto na forma oral, que oferece uma via de administração mais conveniente, com mais facilidade para o paciente. Segundo, pelos resultados dos impressionantes em perda de peso”, conclui a executiva.