Número de pacientes de cannabis avançou 30% em 2025
Relatório anual da Kaya Mind apresenta recorde de usuários e perspectiva de crescimento
por Gabriel Noronha em
Uma pesquisa divulgada pela Kaya Mind revelou que o número de pacientes de cannabis atingiu a marca de 873.111 brasileiros em 2025, superando o contingente do ano anterior em aproximadamente 30%.
Os dados são fruto do Anuário da Cannabis Medicinal 2025 e comprovam a consolidação da terapia como uma das que mais cresce no Brasil, mesmo com empecilhos como preços elevados, acesso desigual e incertezas regulatórias.
O crescimento é impulsionado principalmente pelo avanço das importações, responsáveis pelo abastecimento de 40,55% desses usuários. Na sequência vêm a dispensação de farmácias, com 33,6%; e as associações de pacientes, que correspondem aos 25,85% restantes.
Importação de cannabis quebra recordes
Regulada pela RDC 660/22 da Anvisa, a compra dos produtos no Exterior tem se mostrado como a principal via de acesso à categoria, com cerca de 200 mil solicitações totais no ano e uma média de 500 pedidos por dia.
O método ganha destaque pela maior variedade de produtos disponíveis nos Estados Unidos e na Europa, que possibilita a busca por concentrações e formulações específicas, além da praticidade das prescrições online.
Farmácias ganham espaço no mercado
Já as varejistas avançaram a partir da queda consistente nos preços, que já se aproximam dos valores importados e ainda oferecem a segurança sanitária garantida pela Anvisa. O mercado de cannabis medicinal nas farmácias movimentou R$ 250 milhões nos últimos 12 meses até setembro de 2025, um avanço de 20,5% em relação ao mesmo período anterior, segundo dados da Close-Up International.
O levantamento também registrou a venda de 744,4 mil unidades, crescimento de 31,1% na comparação anual. “O setor evolui acima de qualquer outro segmento farmacêutico. Enquanto o varejo de medicamentos como um todo apresenta incremento de 10% a 12% ao ano, a cannabis medicinal tem um histórico de aumento médio de 55,4%”, afirma Filipe Campos, líder de Market Insights da consultoria.