O alinhamento da equipe anda junto com a gestão tributária

Cultura organizacional sólida e bem definida pode ser o maior diferencial para superar desafios e alcançar resultados

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

ALINHAMENTO DA EQUIPEFarmácias, orientação empresarial
Foto: Freepik

Muito além das preocupações com a concorrência e as mudanças no cenário tributário, a rentabilidade de uma farmácia começa pelo alinhamento da equipe. É a condição para garantir o crescimento sustentável de uma farmácia.

“Quando falamos em gestão, muitas vezes pensamos nos números, nas planilhas de custos, nos ajustes tributários e nos cálculos fiscais. Porém, a administração do varejo começa com pessoas”, reforça Marcus Cordeiro, CVO da Farmacon.

Segundo ele, para se aprofundar nos desafios fiscais enfrentados pelas farmácias, é preciso primeiro olhar para a cultura das corporações e como ela pode ser fortalecida para gerar resultados.

Por que o alinhamento da equipe e a cultura organizacional são essenciais?

Uma farmácia cujo alinhamento da equipe não se encontra estruturado, sem profissionais realmente engajados, pode acabar se perdendo nas estratégias externas, por melhores que elas sejam. “Um time comprometido com o propósito e os valores da empresa consegue entender não só a importância de uma boa gestão tributária, mas também como ela se conecta diretamente com os resultados do dia a dia”, avalia Cordeiro.

No entanto, para que isso aconteça, é necessário mais do que apenas contar com bons profissionais. É preciso investir no alinhamento dos objetivos da farmácia com as ações cotidianas do time. “Isso inclui entender que uma decisão tributária, como a escolha do regime fiscal, pode afetar diretamente o lucro da empresa e as perspectivas de melhoria financeira de todos os colaboradores”, acrescenta.

Estratégia tributária como caminho para a rentabilidade

Quando o time de uma farmácia entende como a escolha do regime tributário impacta o negócio, as chances de melhorar a rentabilidade aumentam significativamente. “A contabilidade estratégica é uma ferramenta poderosa, que não se restringe a gerar relatórios financeiros e guias de pagamento de impostos. Ela é responsável por criar estratégias que vão contribuir para uma redução de impostos dentro da legalidade, além de otimizar o fluxo de caixa e fortalecer a saúde financeira da farmácia”, ressalta o CVO.

Organizar o time para maximizar resultados

O primeiro passo é construir uma cultura organizacional focada no crescimento sustentável e na educação contínua da equipe sobre a importância da gestão tributária. Isso significa investir em treinamentos, seja para a gestão financeira, seja para o entendimento mais profundo dos impactos fiscais e tributários.

Além disso, é essencial que desde os colaboradores da linha de frente até a equipe gerencial compreendam como suas ações influenciam nos resultados. “Um time bem preparado não só ajuda a executar as estratégias, mas também contribui para identificar oportunidades e desafios que podem ser ajustados para alcançar o sucesso almejado”, alerta Cordeiro.

  • Defina metas claras – Estabeleça objetivos que engajem a equipe na missão de reduzir custos e melhorar os resultados financeiros. Isso inclui metas de vendas, mas também de controle de custos
  • Eduque o time – Ofereça treinamentos para que todos os membros da farmácia compreendam como as decisões tributárias impactam o negócio
  • Revise o regime tributário periodicamente – Os ajustes fiscais e tributários devem ser feitos de forma estratégica. Ao revisar periodicamente o regime tributário, é possível identificar oportunidades para redução de impostos, aproveitamento de incentivos fiscais ou outros ajustes que otimizem os resultados financeiros
  • Comunique-se de forma clara – Estabeleça uma comunicação constante e aberta com a equipe sobre os resultados e as implicações das decisões fiscais. Isso cria um senso de pertencimento que, por sua vez, amplia o compromisso com os objetivos da farmácia

“Empresas que investem no fortalecimento de sua cultura interna e conectam os times com seus objetivos têm mais chances de crescer com segurança, mesmo diante de desafios externos”, finaliza.

Notícias Relacionadas