Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

O que é e como tratar a SOP?

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

SOP

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma condição muito comum em mulheres em idade reprodutiva. Ela é caracterizada como um distúrbio endócrino que provoca alterações hormonais e uma série de sintomas, sendo a principal causa de infertilidade pela falta de ovulação.

Esse problema crônico acomete de 5% a 10% das mulheres, porém, grande parte só tem ciência da doença quando tem dificuldades para engravidar. Geralmente a SOP tem mais prevalência em pessoas obesas ou por conta de fatores genéticos responsáveis pelo desenvolvimento.  Vamos te contar tudo sobre a Síndrome do Ovário Policístico.

O que é a Síndrome do Ovário Policístico (SOP)?

A SOP pode ser definida como uma condição de causa desequilíbrios hormonais, afetando o sistema reprodutivo, estéticos e metabólico feminino. O distúrbio geralmente se manifesta pelos ciclos irregulares, produção excessiva de testosterona e a presença de pequenos cistos nos ovários. Além disso, ela pode dificultar uma gravidez, provocar excesso de pelos em diversas regiões do corpo, acne e alterações de humor.

Vale ressaltar que nem todas as portadoras de SOP convivem com os cistos ovarianos, mesmo que eles resultem no desequilíbrio hormonal, fazem parte dos sintomas e não da causa.  Quando não tratada adequadamente, a mulher pode desenvolver diabetes tipo 2, infertilidade, obesidade, apneia do sono, gordura no fígado e até mesmo depressão. Esses riscos são reduzidos quando existe um diagnostico precoce e mudança no estilo de vida.

O que causa a SOP?

A SOP é uma doença crônica que ainda não se sabe ao certo a sua verdadeira causa, mas alguns fatores contribuem para o seu desenvolvimento:

  • Resistência à insulina: a insulina tem a função de metabolizar o açúcar no organismo e gerar energia, tendo um papel importante na produção de testosterona para o ovário, retardando a ovulação.
  • Inflamação: mulheres com SOP estão propensas a desenvolver inflamações de baixo grau.
  • Genética: o distúrbio provavelmente tem consequências genéticas. Pesquisas indicam maior probabilidade que pessoas que tiveram algum familiar de primeiro grau afetada.

Principais sintomas da SOP

Mesmo que os cistos no ovário entejam entre os principais sintomas, a Síndrome do Ovário Policístico pode se manifestar de formas diferentes, sendo que as manifestações mais comuns são:

  • Ciclos menstruais irregulares
  • Menstruação com fluxo intenso ou pouco fluxo
  • Pelos novos ou em excesso crescendo na face ou no corpo
  • Pele oleosa
  • Acne
  • Resistência à insulina
  • Aumento de peso
  • Queda de cabelo
  • Dificuldade para engravidar
  • Depressão e ansiedade

Como é o diagnóstico da SOP?

Para se chegar ao diagnóstico da SOP é necessário avaliar três sintomas:

  • Irregularidade menstrual
  • Excesso de andrógeno, caracterizado pelo aumento ou presença de pelos, principalmente em locais típicos femininos
  • Quantidade de cistos que se parecem com saquinhos nos ovários.

Além desses critérios, o médico vai levar em consideração outras questões que serão investigadas durante a consulta, como sintomas, histórico menstrual e familiar. O profissional pode solicitar exames de sangue para verificar os níveis hormonais e glicêmicos. Os testes que serão observados e analisados são: testosterona, TSH (hormônio da tireoide), prolactina e o açúcar no metabolismo.

O especialista também pode solicitar um ultrassom pélvico, para um diagnóstico mais profundo dos ovários e identificação de possíveis cistos.

Tratando a SOP

A SOP é uma doença que não tem tratamento, porém, é possível conviver com ela quando se adota hábitos mais específicos, que vão ajudar a minimizar os sintomas. Obviamente, o médico vai avaliar cada quadro clínico e evolução do distúrbio na mulher. Porém, mudar o estilo de vida com uma dieta mais balanceada, combinada com exercícios físicos ajudam no controle, além de suplementos que ajudam as controlar os níveis de insulina.

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress