Oito farmácias figuram entre os maiores empregadores do varejo
Três delas estão entre as 20 empresas com maior volume de profissionais e
uma rede esteve entre as que mais contrataram em um ano
por Gabriel Noronha em


O setor farmacêutico desponta como um dos maiores empregadores do varejo, tanto na quantidade de funcionários e colaboradores como também na geração de postos de trabalho no intervalo de um ano.
Os dados integram o levantamento do Instituto Retail Think Tank (IRTT). O primeiro critério analisado foi o de maior número de colaboradores, no qual o varejo farmacêutico tem três representantes entre os top 15 e seis no top 50.
A RD Saúde é a rede que mais se destaca, ocupando a quarta posição do recorte e do ranking geral, seguida pelas Farmácias Pague Menos (11°), Grupo DPSP (12°), Farmácias São João (16°), Drogaria Araujo (33°) e Panvel (36°).
“O canal farma caracteriza-se pela ampla capilaridade, o que ajuda a explicar o expressivo contingente de mão de obra. Em casos como esses, o grande desafio é manter a integridade da cultura corporativa quando a rede está em centenas de pontos de venda e espalhada pelo país”, comenta Eduardo Terra, cofundador do IRTT.
Confira o top 15 de maiores empregadoras do varejo
Farmácias com mais colaboradores
(Posição nesse quesito + número de funcionários)

Maiores empregadores do varejo são os que mais contratam
Além dos maiores empregadores do varejo, o instituto de pesquisa classificou as companhias de acordo com o avanço em seus quadros de funcionários, refletindo o impacto de seus planos de expansão.
(Posição nesse quesito + variação do n° de funcionários + funcionários 2024)

A líder do canal nesse ranking é a Farma Conde, rede paulista que passa por um período de crescimento acelerado. Com sede em São José dos Campos, no interior do estado, a companhia tem expandido sua atuação com a abertura de novas unidades no litoral e o reforço de seu programa de licenciamento, que já levou à inauguração de mais de 70 PDVs em Minas Gerais e São Paulo.
O bom desempenho da Nissei nessa estatística também era esperado. Seu balanço de 2024, repercutido pelo Panorama Farmacêutico, revelou que a companhia cresceu “3 anos em 1”, registrando a abertura de quase cem lojas.
Já a Araujo vem investindo fortemente no segmento de tecnologia, implementando um aplicativo que permite vendas fora do caixa e um serviço de telemedicina 24 horas. “A diversidade geográfica e também de serviços reforça a necessidade de expansão do quadro funcional, o que vai ao encontro do movimento das farmácias rumo à digitalização e à oferta ampliada de assistência clínica”, acrescenta Terra.