O varejo farmacêutico representa 75% dos negócios da Omron Healthcare no Brasil. A multinacional japonesa é especializada em dispositivos médicos para monitoramento e cuidados de saúde. E uma das metas é estreitar o relacionamento com os hubs de saúde das farmácias, principalmente com suas linhas de monitores de pressão e balança de bioimpedância.
Para apresentar essa estratégia, a companhia realizou no último dia 10 o Omron Trends, evento que contou com a cobertura do Panorama Farmacêutico. Participaram representantes de grandes redes como a RD Saúde, Grupo DPSP, Coop, Drogaria Carrefour, além dos marketplaces Amazon e Mercado Livre.
“O Brasil figura entre os dez mercados mais relevantes para nossas operações e é um campo oportuno para ampliar a penetração das nossas categorias, que ainda são pequenas em relação a países onde a população já tem arraigado o hábito da prevenção e do autocuidado com a saúde”, avalia Andre Van Gils, diretor geral global.
Omron quer agregar mais inovação às salas clínicas
A Omron aposta em dispositivos de saúde de uso simples e que não requerem um médico para interpretar o resultado nas salas clínicas das farmácias. “Essa solução aprimora o rastreamento de doenças e incentiva a democratização do tratamento. A conectividade está transformando esse mercado”, ressalta Gils.
Um exemplo é o Omron Complete, lançado no ano passado. Único aparelho 2 em 1 do mercado, é capaz de realizar um eletrocardiograma (ECG) e aferir a pressão arterial simultaneamente, monitorando uma variedade de condições cardíacas. “Ajuda a detectar o risco de AVC, irregularidades no ritmo cardíaco como a fibrilação atrial (FA), taquicardia e braquicardia”, acrescenta.
Além disso, o aparelho permite o compartilhamento dos resultados de forma prática e segura. “A partir do momento em que se faz essa conexão entre paciente e médico, é possível impactar de maneira mais certeira o tratamento, principalmente na mudança de conduta. E as farmácias, por sua capilaridade e fácil acesso, permitem que se faça esse meio de campo seja na oferta de um serviço ou na experimentação do produto para venda”, afirma Fernanda Villalobos, diretora geral da Omron Healthcare Brasil.
Entre as estratégias da companhia para o Complete está a de envelopar as salas de assistência farmacêutica. Outra frente é trabalhar parcerias com a indústria em ações como blitz da saúde, em programas de PBM e eventos médicos, a exemplo do que já desenvolveu em parceria com players como Novo Nordisk, Servier e EMS.
“O modelo de assistência farmacêutica do Brasil vem ditando tendências e chamando a atenção de redes do Exterior. No ano passado realizamos um encontro juntamente com a Abrafarma e a associação equivalente no México para mostrar o modelo de serviço que é prestado em cada país”, comenta Gils. Com um market share de 70% no México, a Omron conseguiu trabalhar melhor a visibilidade do produto no PDV, o que se converteu em um aumento de 9% nas vendas.
Por aqui a disponibilização no autosserviço ainda fica muito concentrada nas prateleiras abaixo do balcão ou em displays de bancada para as farmácias independentes com um sortimento mínimo. “Já para farmácias de maior porte, indicamos displays maiores, com exposição do produto tendo a figura central do farmacêutico como apoio para a venda consultiva”, reforça.
Para estimular os negócios, a companhia lançará em breve no Brasil a Omron Academy, que consiste na divulgação de conteúdos clínicos sobre a categoria. “O material já existe em outras línguas nas quais a empresa tem sede e agora está sendo traduzido para o português. Mas também temos uma estratégia de treinamento no balcão de loja para balconistas por meio de uma equipe de promotores, além de especialistas em treinamento focados no farmacêutico”, revela Fernanda.
Lançamento em primeira mão no Brasil
Por ser um dos maiores mercados na área de saúde respiratória, o Brasil foi o primeiro país escolhido para o lançamento do Inalar Compact. O produto, que foi apresentado pela primeira vez ao mercado durante o evento, é o único a dispor da Virtual Valve Technology (VVT), tecnologia que libera mais medicamentos durante a inspiração, evitando o desperdício.
Leve e com baixo ruído, o inalador combina portabilidade e discrição, sem comprometer o desempenho. Por conta disso, o produto foi o vencedor do iF Design Award 2025. “É a primeira vez que um produto foi lançado primeiro no Brasil e desenvolvido para o nosso mercado, projeto que levou dois anos de desenvolvimento. A meta agora é horizontalizar as vendas nas grandes redes, pequeno e médio varejo, independentes e no canal online”, finaliza Fernanda. O produto chegará ao PDV por R$ 149.