Opella inicia nova trajetória como empresa independente da Sanofi
Companhia começa trajetória própria com a missão de tornar o autocuidado tão simples quanto deveria ser


A Opella se tornou uma empresa independente após a Sanofi anunciar, no dia 30 de abril, a conclusão da venda para a CD&R de uma participação controladora de 50% da companhia. A farmacêutica francesa ainda mantém uma participação significativa de 48,2% e a Bpifrance detém 1,8%.
Com isso, a empresa está entrando em seu próximo capítulo com um forte respaldo e uma missão clara – “Saúde em Suas Mãos” – tornando o autocuidado tão simples quanto deveria ser.
Como uma empresa mais focada e a terceira maior do mundo em um mercado de € 190 bilhões (R$ 1,2 trilhões) de MIPs e VMS (vitaminas, minerais e suplementos), a Opella está pronta para liderar uma das áreas mais dinâmicas e resilientes da saúde – onde megatendências como envelhecimento da população, acesso digital e demanda por autocuidado estão reescrevendo as regras do jogo.
Opella conta com 100 marcas no portfólio
Com sede na França, a Opella pensa globalmente. Suas 100 marcas – incluindo Allegra, Dorflex, Novalgina, Enterogermina, Targifor – já são marcas confiáveis entre os brasileiros.
O ambiente de autocuidado ainda é muito complexo, deixando a maioria das pessoas que sofrem sem tratamento. A Opella está fundamentada na ciência, com uma profunda obsessão pelo consumidor e um compromisso com a sustentabilidade, para oferecer soluções que ajudem as pessoas a terem acesso ao cuidado que merecem.
“Se tornar independente não é apenas um marco. É o nosso momento. Estou orgulhosa da nossa talentosa equipe de 11 mil pessoas que tornou isso possível. Com os parceiros certos e um foco claro, estamos prontos para reformular como as pessoas em todo o mundo gerenciam sua saúde – de forma simples, confiante e nos seus próprios termos”, afirma Julie Van Ongevalle, presidente e CEO da Opella.
Já para Raul Tichauer, diretor-geral da Opella no Brasil, trata-se de um marco importante na trajetória. “Estamos muito entusiasmados com as oportunidades que se abrem. Seguimos firmes e cada vez mais focados em nossa missão de ampliar o acesso ao autocuidado, levando soluções de saúde e bem-estar a mais brasileiros, todos os dias”, complementa o executivo.
David Taylor assumiu o cargo de presidente do Conselho de Supervisão da Opella. Ex-presidente e CEO da Procter & Gamble, e atual presidente do Conselho da Delta e conselheiro sênior dos fundos CD&R, Taylor traz décadas de experiência em marcas, liderança centrada nas pessoas e uma profunda crença em fazer as coisas de forma melhor.
“O que me atraiu na Opella foi uma missão com propósito, uma empresa com coragem, uma equipe talentosa e um negócio pronto para abrir novos caminhos. A Opella não está aqui para ajustar o sistema – mas para reimaginá-lo”, ressalta Taylor.
A prioridade da Opella é clara: fortalecer marcas confiáveis e ampliar a presença em mercados estratégicos. As possibilidades são infinitas – desde a migração de medicamentos de prescrição para isentos de prescrição, até aquisições inteligentes e expansão geográfica.