Os riscos da hipervitaminose

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Hipervitaminose

Você sabia que o excesso de suplementos alimentares pode trazer também riscos à saúde? Essa condição é chamada de hipervitaminose e pode ser causada por uma suplementação sem medida ou pela ingestão de alimentos riquíssimos em nutrientes.

Quando o corpo recebe uma quantidade excessiva de vitamina, alguns riscos podem ocorrer, tais como:

Reações alérgicas: as reações alérgicas são uma das principais consequências da ingestão de excesso de vitamina. Com essa quantidade exagerada, ocorre uma sobrecarga, o que desencadeia reações alérgicas no nosso organismo.

Intoxicação: Com o excesso de vitamina no organismo, há uma intoxicação desse nutriente, o que pode levar a sérios problemas de saúde.

Problemas hepáticos e renais: o excesso de vitamina também pode levar a problemas hepáticos e renais, pois esses órgãos ficam sobrecarregados.

Distúrbios no sistema nervoso: outro problema que essa doença pode trazer é uma disfunção no sistema nervoso, o que pode desencadear crises de ansiedade, depressão e outras doenças relacionadas.

Deficiências em outras vitaminas: Como as vitaminas estão interligadas, um excesso de uma pode levar a uma deficiência de outras.

Desequilíbrio hormonal: O excesso de vitaminas também pode ocasionar desequilíbrios hormonais que, por sua vez, podem desencadear alguns problemas de saúde.

Prevenção da Hipervitaminose

A fim de evitar problemas para a saúde, a melhor maneira de prevenir a hipervitaminose é consumir alimentos ricos em nutrientes e, caso se faça a suplementação, sempre procurar orientação de um profissional para saber qual deles é o ideal para o seu corpo. Além disso, certifique-se sempre que os suplementos comprados são de qualidade.

Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.

Notícias Relacionadas