Pague Menos acelera conversão de lojas da Extrafarma


As lojas da Extrafarma estão passando por um processo de descontinuação movido pelo grupo Pague Menos. A bandeira não será mais utilizada em seis estados, mas continuará ativa em outros cinco. As informações são do Diário do Nordeste.
Inicialmente, o nome Extrafarma seguirá sendo utilizado no:
- Amapá
- Bahia
- Ceará
- Maranhão
- Pará
Segundo Jonas Marques, CEO da varejista, não há planos de um encerramento definitivo, dada a relevância da marca em certos mercados. “No Pará, por exemplo, não é a Pague Menos que é líder, é a Extrafarma. A gente quer aproveitar a força da marca onde faz sentido ter”, argumenta.
Rede converteu bandeira de 125 lojas da Extrafarma
No fim de 2024, a Extrafarma contava com 348 das 1.649 lojas sob o guarda-chuva da Pague Menos. Segundo o balanço do grupo de farmácias referente ao quarto trimestre do ano passado, 125 lojas já haviam trocado de bandeira.
Ainda no começo de 2025, a varejista havia afirmado que essa seria uma estratégia mantida neste ano. “As conversões de bandeira seguem entregando alto retorno sobre o investimento, de forma que devem seguir ocorrendo ao longo de 2025”, declarou a companhia. De acordo com Marques, a simples mudança de bandeira gera um crescimento de vendas na casa dos 30%.
Rede quer abrir 50 lojas em 2025
Durante inauguração de uma unidade no Beach Park, o CEO abordou o plano de expansão da Pague Menos. “Estamos em linha com o que prometemos nessa primeira metade do ano. Já abrimos quase metade e vamos continuar abrindo até completar as 50”, afirma.
Apesar de afirmar que o projeto é a nível nacional, o executivo não esconde a preferência pela região Nordeste. “Temos uma força muito grande no Nordeste, 22% de market share na região para as ações de mercado. Uma das nossas posições é defender essa liderança absoluta, então muitas dessas lojas também foram nessa região. A gente acha que tem espaço ainda para abrir”, avalia.
Em paralelo, o grupo quer reforçar o desempenho das unidades maduras. “Temos feito um trabalho muito grande sobre o retorno das lojas maduras. O resultado do primeiro trimestre, nas vendas de mesmas lojas, foi de mais de 17%”, declara.