Parceria entre Brics aumentará produção de medicamentos
Segundo o Ministério da Saúde, o trabalho conjunto foi anunciado durante a cúpula dos países membros, realizada no Rio de Janeiro (RJ)

O Governo Federal anunciou uma parceria entre Brics para eliminar doenças socialmente determinadas. O trabalho conjunto, na visão do Ministério da Saúde, aumentará a capacidade de produção de medicamentos e vacinas no Sul Global. As informações são da Agência Brasil.
“Isso garante a segurança e a soberania para os países do bloco, em especial o Brasil”, comenta o ministro Alexandre Padilha. A autoridade também destacou que o auxílio entre os membros diminuirá a dependência de outros mercados.
Além da parceria, Padilha também anunciou que, por meio do banco do Brics, o governo irá criar um instituto tecnológico de medicina inteligente no Brasil. Além dos R$ 1,5 bilhão solicitados ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o projeto também contará com o apoio da China.
E não é só com os demais países do Brics que o Governo deseja unir forças. No último mês de junho, uma parceria com a indústria farmacêutica foi motivada pelos medicamentos para doenças raras.
Com o objetivo de abastecer o mercado interno, o Ministério da Saúde, junto a laboratórios como Merck e Sandoz, iniciaram um projeto de produção que engloba, inclusive, a fabricação nacional de IFAs.
Segundo estimativas da pasta, os sete remédios elencados para o programa movimentam anualmente no SUS cerca de R$ 2 bilhões. Esses fármacos serão alvo de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) entre suas fabricantes, juntamente com a Fiocruz e o Instituto Butantan, que receberão a transferência de tecnologia.
Graduado em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip), atua na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas do portal
César Ferro possui 2718 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.