Penetração das farmácias cresce em todas as classes sociais
Crescimento atinge todas as faixas de renda e reforça importância do canal farma

O Consumer Insights 2025, estudo divulgado pela Worldpanel by Numerator, revelou um aumento no índice de penetração das farmácias em todos os recortes sociais.
O setor foi um dos que mais avançou, ao lado de segmentos como o pequeno varejo, e-commerce e atacarejo. A análise considerou dados do segundo trimestre de 2025, comparados com mesmo período de 2024.
O estudo ainda mostrou que o volume de compras de unidades nas farmácias caiu 3%, a frequência de visitas diminuiu 6% e o preço médio por unidade subiu 5%. No recorte geral, considerando todas as classes, o canal farma cresceu 3,1%, colocando-o na sexta posição.
O desempenho mais alto do setor foi registrado nas classes D/E, com crescimento de 5,4%. Essa categoria reúne lares com renda de até R$ 3,3 mil, correspondendo a 49,9% das residências brasileiras.
A segunda melhor performance foi registrada na classe A/B, com crescimento de 2,9%. Esse grupo inclui indivíduos com renda entre R$ 8 mil e R$ 24,8 mil, representando 18,9% da população. Na classe C, que abrange 31,2% dos lares, com rendas entre R$ 3,3 mil e R$ 8 mil, o varejo farmacêutico avançou 2,7%.
Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, atua na produção de notícias e também dos conteúdos de seções temáticas do portal.
Gabriel Noronha possui 995 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.