Pesquisadores descobrem novo canabinoide

Descoberta dos compostos ocorreu durante investigação do uso da cannabis para o tratamento do câncer

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

NOVO CANABINOIDECanabinoide, Cannabis medicinal, cannabis
Foto: Freepik

Pesquisadores da Coreia do Sul anunciaram a descoberta de um novo canabinoide produzido pela Cannabis sativa, o cannabielsoxa. O estudo foi publicado na revista Pharmaceuticals, segundo reportagem do portal Cannalize.

Trata-se das moléculas produzidas pela cannabis que interagem com o organismo, como o canabidiol (CBD), por exemplo. A equipe também identificou outros compostos inéditos nas flores da planta. A descoberta ocorreu durante a investigação do uso da cannabis para o tratamento do câncer.

Como o novo canabinoide foi descoberto

A pesquisa isolou com sucesso um novo canabinoide, juntamente com um composto do tipo clorina e três compostos adicionais do tipo cloro. Os cientistas aplicaram técnicas cromatográficas para isolar 11 compostos da cannabis. Eles, então, analisaram suas estruturas moleculares e testaram a toxicidade dessas substâncias em células de neuroblastoma, um tipo de câncer infantil.

Os resultados mostraram que sete dos compostos inibiram com eficiência as células cancerígenas. Entre aqueles com potencial antitumoral estão cinco canabinoides conhecidos – canabidiol, CBDA (ácido canabidiólico), éster metílico do ácido canabidiólico (CBDA-ME), THC (delta-8 tetrahidrocanabinol) e CBG (canabicromeno).

Além deles, dois compostos do tipo clorina – o éster etílico de 13 2-hidroxifeoforbídeo b e a ligulariafitina A – também mostraram efetividade. No entanto, o novo canabinoide, o cannabielsoxa, não apresentou atividade tóxica contra as células do neuroblastoma.

Potencial da cannabis no tratamento do câncer

Os autores do estudo afirmam que os resultados representam um passo inicial para o desenvolvimento de novos tratamentos contra o neuroblastoma. O câncer é o tumor sólido mais comum em crianças e a malignidade mais frequente no primeiro ano de vida.

A descoberta do novo canabinoide e a identificação de compostos com potencial antitumoral, marcam mais um avanço na compreensão dos usos terapêuticos da cannabis. Os pesquisadores, agora, buscam aprofundar os estudos para desenvolver tratamentos seguros e eficazes para o câncer infantil e outras doenças.

Notícias Relacionadas