Polêmica com creme dental da Colgate vai parar na Anvisa

Usuários reclamaram de reações adversas após uso e produto chegou a ter venda suspensa pela agência

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

CREME DENTAL DA COLGATE
Foto: Canva

A polêmica que cercou a Clear Mint, linha de creme dental da Colgate, mobilizou a Anvisa durante a semana. A autarquia chegou a suspender as vendas do produto na última quarta-feira, dia 26. A fabricante recorreu da decisão e conseguiu revertê-la, mas as reações dos consumidores geraram uma crise de confiança difícil de se reverter.

Segundo informações do UOL, a medida da agência havia sido protocolada de maneira cautelar, sendo vigente pelo prazo de 90 dias previsto em lei. Foi uma resposta à crescente onda de reclamações de usuários do produto, que reportaram diferentes efeitos colaterais.

Entre 1° de janeiro e 19 de março, foram relatados ao menos 13 casos de “eventos adversos” após o uso da pasta. Clientes da marca mencionaram sintomas que variam de inchaço nas amígdalas, lábios e na mucosa oral, sensação de dormência nos lábios e na boca, boca seca, gengiva irritada e vermelhidão.

Consumidores que sofreram com efeitos mais graves pronunciaram-se nas redes sociais, cobrando uma satisfação da empresa e alertando outros usuários. “Minha boca sangrava sem parar”, “Fiquei com tantas feridas que não consigo comer” e “Fiquei com bolhas na boca” foram alguns dos relatos encontrados em diversas publicações relacionadas à Colgate.

Creme dental da Colgate passou por reformulação recentemente

O creme dental da Colgate teve sua formulação alterada em julho do ano passado, quando passou a utilizar o fluoreto de estanho no lugar do de sódio. Em resposta à reportagem, a Colgate afirmou que a substância é segura, tem seu uso autorizado e está presente em diversos produtos semelhantes ao redor do mundo.

Além disso, a fabricante reforçou que “a nova fórmula é o resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento e testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil”. Afirmou ainda que os ingredientes “passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo”.

Apesar dessas garantias, a companhia admitiu que “uma pequena minoria das pessoas pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”, recomendando que os prejudicados parem de usar o produto.

Confira a nota completa da Colgate

A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto. É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores.

Notícias Relacionadas