Preços de medicamentos sobem 3,59% no primeiro semestre
Alta foi superior à inflação, tanto segundo o IPCA como pelo IGP-M

Os preços de medicamentos vendidos para hospitais fecharam o primeiro semestre de 2025 com uma alta de 3,59%. Os dados são do Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), elaborado pela Fipe, com base em dados sobre os medicamentos transacionados na plataforma da Bionexo. As informações são da Veja.
Com o resultado, o índice supera a inflação acumulada no mesmo período, seja ela medida pelo IPCA (2,99%) ou pelo IGP-M (-0,94%). Apesar da alta acumulada no semestre, os preços vêm registrando queda nos últimos meses.
Segundo o IPM-H, os preços de medicamentos caíram 0,92% no último mês de junho. O resultado intensifica o viés de queda que já pôde ser observado no último mês de maio, quando o índice ficou em -0,79%.
Com essas quedas, o resultado acumulado de 12 meses teve um arrefecimento em sua subida. Nos últimos 12 meses encerrados em abril, o encarecimento estava na casa dos 5,03%. Agora, nos últimos 12 meses encerrados em junho, o aumento caiu para 2,72%.
No balanço mensal, apenas os remédios destinados ao aparelho geniturinário (1,47%) e órgãos sensitivos (0,97%) apresentaram alta no último mês. Das demais categorias, as retrações mais acentuadas foram apresentadas pelos fármacos utilizados no tratamento do sistema nervoso central (-2,50%) e aparelho digestivo e metabolismo (-2,20%).
Graduado em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip), atua na produção diária de notícias e dos conteúdos das seções temáticas do portal
César Ferro possui 2674 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.