Pressão no ouvido: o que a causa e como aliviar

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

pressão no ouvido

A pressão no ouvido é uma experiência desconfortável, que ocorre quando a trompa de Eustáquio está bloqueada ou não está funcionando corretamente. A trompa de Eustáquio é uma estrutura que conecta o ouvido médio com a parte superior da garganta e a parte posterior do nariz. Ela é responsável por regular a pressão do ouvido interno e drenar o fluido do ouvido médio para torná-lo menos propenso a infecções.

Causas da pressão no ouvido

Existem várias causas de pressão no ouvido, tais como:

Pressão sinusal e congestão – Quando o muco se acumula nos seios da face, causando congestão

Mudanças na Altitude – Uma mudança repentina de altitude pode bloquear a trompa de Eustáquio. Geralmente ocorre ao voar em um avião ou durante um mergulho

Infecção na orelha – Infecções de ouvido podem causar a sensação de pressão no ouvido

 Acúmulo de cera – O excesso de cera pode causar pressão no ouvido, audição abafada e coceira

Alergias – Pessoas sensíveis a alérgenos, como o pólen, podem apresentar inflamação no revestimento da membrana da trompa de Eustáquio, o que leva a uma pressão anormal no ouvido

Distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) – Os distúrbios da articulação temporomandibular afetam as articulações que conectam a mandíbula inferior ao crânio.

Sintomas e tratamento

Alguns dos sintomas de pressão no ouvido, incluem dor de ouvido relacionada à pressão, desconforto e audição abafada. O tratamento da pressão no ouvido dependerá da causa diagnosticada. Por exemplo, se uma mudança repentina de altitude causar isso, a sensação de pressão geralmente é temporária e desaparece ao engolir ou bocejar para estalar a orelha.

Os descongestionantes fornecerão alívio no caso de infecções sinusais. O médico também pode prescrever anti-histamínicos para tratar alergias e antibióticos no caso de infecções bacterianas.

Quando consultar um médico

Se a sensação for persistente, você deve consultar um médico, principalmente quando acompanhada de outros sintomas, como: dor de ouvido, tontura, perda de equilíbrio, perda de audição ou fraqueza facial.

Notícias Relacionadas