A conjuntivite é uma inflamação nos olhos que pode ser causada por alergias ou por uma infecção bacteriana ou viral. Ela é transmissível e provoca sensibilidade como vermelhidão, coceira, lacrimejamento e, em alguns casos, secreções ou crostas ao redor dos olhos. Sim, existe tratamento. Vamos apresentar os principais colírios para conjuntivite.
Geralmente, a conjuntivite afeta os dois olhos e dura em torno de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Os casos são mais evidentes durante a primavera, porém, o boom costumar ser no verão, devido à alta concentração de pessoas em determinados locais, excesso de sol e banhos de mar e piscina.
Veja a seguir as causas e tipos de colírios para conjuntivite:
Colírios para conjuntivite viral
É o tipo mais comum e altamente contagiosa, causada pelo adenovírus. A sua transmissão é através do contato com a secreção ocular, tosse ou espirro, provocando a coceira, vermelhidão e a sensação de areia. A inflamação costuma desaparecer sem a necessidade de tratamento, mas para aliviar a sensibilidade o oftalmologista pode prescrever colírios hidratantes ou lágrimas artificiais, como Moura Brasil, Lacril, Systane ou Lacrima Plus.
Colírios para conjuntivite bacteriana
A conjuntivite bacteriana é uma infecção da camada externa do olho. O médico costuma receitar colírios à base de antibióticos, tais como Garasone, Maxitrol, Biamotil, Vigamox ou Zypred. Eles vão atuar contra os agentes infecciosos e melhorar os sintomas de secreção e dor na região.
Colírios para conjuntivite alérgica
Em episódios de conjuntivite alérgica, soluções hidratantes como o Lacril, Systane ou Lacrima Plus são indicados para amenizar a ardência, coceira e lacrimejamento. Colírios antialérgicos com ação anti-histamínica, conhecidos como Patanol, Octifen, Dexavision e Flution, podem ser incluídos no tratamento.
Como usar os colírios
Para o uso eficiente dos colírios e garantir uma rápida recuperação, adote as seguintes medidas:
- Mantenha as mãos higienizadas
- Ao manusear o colírio, evite tocar na ponta
- Quando for pingar a solução, incline a cabeça para trás
- Pingue somente a quantidade indicada
- Mantenha os olhos fechados por no máximo 2 minutos
Se o tratamento for acompanhado de pomada, os especialistas orientam pingar o colírio e depois de um período de mais ou menos cinco minutos, fazer a aplicação do creme no interior da pálpebra de baixo.