Processo entre Pfizer e GSK discute patentes de vacinas de RSV

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Processo entre Pfizer e GSK
Foto: Freepik

Um processo entre Pfizer e GSK está agitando uma corte de Londres, na Inglaterra. A farmacêutica americana reivindicou a anulação de duas patentes de vacinas contra o vírus RSV da concorrente britânica, e conseguiu uma decisão favorável na última segunda-feira, dia 7. A GSK ainda pode recorrer.

Em processo simultâneo, dessa vez nos Estados Unidos, A GSK processa a Pfizer por uma suposta violação dessas mesmas patentes. A Arexvy é a principal vacina da companhia britânica contra o RSV, vírus que causa sintomas similares aos de um resfriado e é um dos maiores causadores de pneumonia em crianças e idosos.

Assessores comentam processo entre Pfizer e GSK

Porta-vozes das companhias analisaram as decisões e seus impactos nas operações de suas respectivas farmacêuticas. “[A decisão] não impacta em nada nossa habilidade de lançar e comercializar a Arexvy em nenhum lugar do mundo, nem mesmo no Reino Unido”, afirma um funcionário da GSK. “Continuamos acreditando que nossas patentes são válidas e foram infringidas pela Pfizer, e vamos buscar uma reversão da decisão”, complementa.

A Pfizer comemorou a vitória. “Estamos contentes com a decisão do Alta Corte do Reino Unido que definiu como preocupantes, inválidas e não violadas algumas patentes da GSK relacionadas à vacina RSV”.

Notícias Relacionadas