Projeto vai qualificar empresários independentes do varejo farma
Irmãos Paulo e André Costa anunciam novo ecossistema para o mercado farmacêutico
por Redação em
e atualizado em


Com mais de 20 anos de experiência no associativismo farmacêutico, os irmãos Paulo e André Costa, egressos da Farmarcas, rede associativista da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), preparam o lançamento de um novo projeto que promete revolucionar o setor. A iniciativa será apresentada em uma live, no dia 19 de outubro, às 14h, e todos os empresários do segmento estão convidados a se integrarem à proposta. Basta acessar o link O Futuro do Varejo Começa Agora
Segundo os ex-executivos da Farmarcas, o objetivo é criar o maior ecossistema de varejo já desenvolvido no Brasil, começando pelo farmacêutico e, no futuro, expandir a outros setores. O movimento pretende empoderar empresários independentes e médias redes, elevando-os a um novo nível de consciência, significado e excelência. “É algo que se sobrepõe a tudo o que existe no mercado”, frisam.
À frente da Farmarcas, o trabalho, segundo ambos, sempre foi preparar empresários de forma colaborativa para que pudessem competir em um mercado cada vez mais desafiador. “O que estamos construindo vai além de associações ou federações, é um modelo inovador, inclusivo e transformador, que abrange todas as farmácias independentes do país”, explica Paulo Costa.
Busca de equilíbrio das independentes em participação do mercado farmacêutico
Paulo Costa reforça que o diferencial não será apenas trabalhar tecnologia e serviços, mas também a mentalidade dos empresários. “Notamos que alguns crescem rápido, outros não conseguem avançar, mesmo com acesso a todo o conhecimento, tecnologia e ferramentas. O verdadeiro motor da mudança é o empresário, que precisa alcançar o máximo de seu potencial. Nosso projeto pretende trazer uma nova forma de liderança, de dentro para fora.”
A proposta surge em um momento estratégico. Dados do IQVIA de junho de 2025 mostram que o varejo farmacêutico brasileiro cresceu 10,8%, enquanto o segmento independente ficou em 5,1%, taxa de crescimento abaixo do mercado, como também as performances de outras associações e franquias (8,6%) e médias redes (5,3%). O novo ecossistema busca reverter esse cenário por meio de uma rede colaborativa e de suporte estruturado.
A experiência adquirida ao longo dos anos permitiu à dupla vislumbrar muitas oportunidades a serem aproveitadas no varejo independente. ‘’Muitos desses empresários não estão vinculados a qualquer entidade e, por isso, não têm suporte, outros estão, mas carecem de apoio em suas operações’’. Eles citam ainda as aceleradas mudanças do mercado e dos consumidores, para as quais “o varejo independente ainda não está preparado”.
O lançamento será transmitido ao vivo diretamente de um estúdio em São Paulo. “Queremos inaugurar um novo tempo para o varejo. E a escolha de um domingo tem a ver com nossa proposta, porque quem quer virar o jogo não espera pela segunda-feira”, destacam.
Trajetória profissional e expertise acumulada em associativismo
Paulo Costa, 46 anos, é farmacêutico de formação e iniciou carreira no balcão de farmácia. Em 2003, com 24 anos, assumiu a gestão de sua primeira rede associativista, a Farmaster, em Cuiabá (MT). Logo depois, passou a liderar a Rede Hiperfarma, em Curitiba (PR). Sua experiência o levou a cargos executivos na Febrafar, onde, em 2012, foi cofundador da Farmarcas, que se consolidou como o quarto maior grupo farmacêutico do país, com faturamento de R$ 9 bilhões
Paulo tem MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é especialista em comportamento do século 21 pela FAAP e possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Foi responsável por estruturar estratégias e modelos de governança que permitiram à Farmarcas alinhar empresários em torno de uma visão comum, tornando-se referência nacional no setor. Instagram: @procosta
André Costa, 40 anos, construiu sua base profissional na Coca-Cola, onde atuou ainda jovem. Em seguida, acumulou experiência em setores como distribuição de petróleo e construção civil. Administrador de formação, é pós-graduado em Desenvolvimento Humano para Gestores pela FGV e em Global Business Management pelo IBMEC.
No setor farmacêutico, iniciou sua jornada na Cooperfarma, em Foz do Iguaçu (PR), ligada à Febrafar. Pouco depois, integrou-se à Febrafar onde atuou por 18 anos e foi também cofundador da Farmarcas, onde permaneceu por 13 anos. Sua contribuição foi na área administrativa e de governança, estruturando pilares de gestão de pessoas, finanças, jurídico, planejamento orçamentário e compliance. Instagram: @arocosta