O ano de 2025 será marcado por uma expansão nas iniciativas de sustentabilidade da RD Saúde, grupo varejista responsável pelas bandeiras Raia e Drogasil. O planejamento para o ano conta com a criação de novas ações e o fortalecimento das já existentes, todas realizadas em parcerias com diferentes startups.
Em 2024 máquinas de coleta de materiais recicláveis foram instaladas em três farmácias pela Ecoloop. Pesquisas realizadas durante o ano apontaram que mais de 90% dos clientes viram o equipamento como um incentivo à adoção de hábitos saudáveis e 40% daqueles que as utilizaram se tornaram usuários frequentes. Os números apresentados foram classificados como um sucesso e motivaram a instalação de seis novas unidades.
A máquina oferece uma solução inteligente de reciclagem. Quando uma embalagem é depositada nela, o dispositivo é capaz de ler o seu código de barras e entender para qual produto ele foi feito. Esse tipo de informação ajuda na identificação de padrões de consumo nas regiões estão instaladas, podendo auxiliar as farmácias na melhor composição do seu mix de produtos.
Nos primeiros meses de operação, as máquinas adotadas pela RD Saúde receberam cerca de 1 tonelada de objetos recicláveis, em novembro o número já era superior a 2,5 toneladas. O material é retirado pela própria Ecoloop e doado para cooperativas parceiras.
Projetos de sustentabilidade da RD Saúde envolvem diversas startups
Outra empresa que embarcou nessa jornada junto ao grupo do varejo farmacêutico é a Hitech Electric, que fornece veículos elétricos para o serviço de delivery da RD, reduzindo a emissão de CO2 da empresa. A parceria foi iniciada com o uso de um utilitário na cidade de São Paulo (SP), mas já foi ampliada também para Curitiba (Pr).
“Fizemos questão de fechar parcerias com startups que são brasileiras. O nosso objetivo aqui é não apenas cumprir as metas ESG da companhia, mas também fomentar a inovação. Entendemos que os resultados positivos são consequência de um conjunto de fatores, como a escolha estratégica de parceiros, o engajamento da alta liderança e dos empreendedores, além de um monitoramento cuidadoso dos resultados e dos pontos que precisam ser corrigidos”, diz Bruna Lima, gerente executiva de Impacto Social da RD Saúde.