Saiba as vacinas da Covid-19 mais aplicadas no mundo

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

Depositphotos 429264446 s 2019

Levantamento da empresa de consultoria Statista revela que até a última terça-feira (16) pouco mais de 172 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Oito vacinas estão em uso em todo o mundo e todas requerem duas doses. Espera-se que isso mude nas próximas semanas, quando o imunizante de dose única da Johnson & Johnson obtiver aprovação para uso nos Estados Unidos. Da forma como está, a primeira vacina autorizada para uso em solo americano também é a mais usada no mundo, segundo informações do site Our World in Data, relatado pelo The New York Times.

O imunizante da Pfizer / BioNTech é uma das duas vacinas de mRNA junto com a da Moderna e foi considerado 95% eficaz nos testes de Fase III. A experiência do mundo real de Israel com a injeção reproduziu de perto esses resultados depois que o governo obteve grandes quantidades da vacina em troca de informações sobre sua eficácia. A Clalit Health Services, o maior provedor de saúde do país, divulgou os resultados de um estudo com mais de meio milhão de israelenses totalmente vacinados, o que indica que a vacina da Pfizer / BioNTech fornece 94% de proteção.

Israel e os Estados Unidos estão entre os 61 países que usam o imunizante da Pfizer, incluindo a União Europeia e a Arábia Saudita. A outra vacina de mRNA produzida pela Moderna foi considerada 94% eficaz nos testes de Estágio III e está sendo utilizada em 27 países. Grandes esperanças foram depositadas na vacina de Oxford / AstraZeneca devido ao seu baixo custo e facilidade de armazenamento, embora tenha se mostrado controverso em alguns países, com Alemanha e Polônia entre aqueles que limitam seu uso a menores de 65 anos, citando a falta de dados sobre sua eficácia em idosos. Atualmente, esse imunizante está sendo distribuído em 41 países.

Já as vacinas chinesas da Sinopharm e da Sinovac estão em uso em 10 e 6 países, respectivamente, enquanto um estudo no The Lancet mostrou que a Sputnik V, da Rússia, tem 91,6% de eficácia. Esse número, junto com seu baixo custo, tornou a vacina atraente e nove países já estão fazendo uso. A Hungria está entre eles, apesar da falta de aprovação do imunizante na União Europeia e também espera lançar a da Sinopharm nas próximas semanas. A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que todas as vacinas contra a Covid-19 seriam bem-vindas na UE assim que obtivessem aprovação.

Vacinas mais utilizadas no mundo até o dia 16 de fevereiro de 2021, segundo pesquisa do The New York Times

Pfizer/ BioNTech – 61 países

Oxford/ AstraZeneca – 41 países

Moderna – 27 países

Sinopharm Pequim – 10 países

Gamaleya (Sputnik V) – 9 países

Sinovac – 6 países

Sinopharm Wuhan – 2 países

Bharat Biotech (Covaxin) – 1 país

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp  e no Telegram

Jornalismo de qualidade e independente
Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/02/15/profarma-specialty-busca-ampliacao-nas-regioes-norte-nordeste-e-sul/

Notícias Relacionadas