Embora a iniciativa de empresas de adquirir vacinas contra a Covid-19 tenha gerado repercussão negativa, quase sete entre dez profissionais do setor defende essa estratégia. É o que apontou a última enquete do Panorama Farmacêutico.
Do total de 2.285 assinantes que participaram do levantamento, 1.953 (68%) aprovam a medida. Destes, porém, 954 (33%) condicionam a compra a uma garantia de auxílio e repasse das vacinas à rede pública. Já 932 leitores (32%) são contrários.
Essa ideia começou a ganhar força em janeiro, quando um grupo de empresários de diferentes setores da economia iniciou conversações com o governo federal para importar 33 milhões de doses da AstraZeneca. O plano naufragou depois da reação negativa da opinião pública e das suspeitas sobre um eventual privilégio para as empresas. A própria farmacêutica britânica negou qualquer possibilidade de venda.
A próxima enquete traz à tona um debate sobre um drama antigo da indústria farmacêutica nacional, mas que ficou escancarado na pandemia: a quase total dependência de insumos farmacêuticos ativos do Exterior. Alguns laboratórios esboçam uma reação, mas o que é preciso para minimizar esse problema? Falta incentivo, interesse das empresas ou é necessária uma ampla política pública? Participe e contribua para o debate.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Cadastre-se para receber os conteúdos também no WhatsApp e no Telegram
Jornalismo de qualidade e independente
O Panorama Farmacêutico tem o compromisso de disseminar notícias de relevância e credibilidade. Nossos conteúdos são abertos a todos mediante um cadastro gratuito, porque entendemos que a atualização de conhecimentos é uma necessidade de todos os profissionais ligados ao setor. Praticamos um jornalismo independente e nossas receitas são originárias, única e exclusivamente, do apoio dos anunciantes e parceiros. Obrigado por nos prestigiar!