Com crescimento de 14,6% em relação a 2019, a Raia Drogasil viu sua receita líquida superar pela primeira vez a barreira dos R$ 20 bilhões no ano passado. Com a aposta na digitalização e na transformação de suas farmácias em um hub de saúde, a rede alcançou um market share de 14,7% e R$ 36 bilhões em valor de mercado – uma valorização acionária de 12,1%.
A lucratividade da companhia em 2020 foi de R$ 579,3 milhões, uma alta de 6,7%. O principal impulso para esse resultado foi o último trimestre, que totalizou mais de 35% dos lucros do ano. O Ebitda evoluiu 9,4% e chegou a R$ 1,39 bilhão. Os indicadores consolidam a rede como a líder do varejo farmacêutico nacional, de acordo com o ranking da Abrafarma.
Embora tenha convivido com as limitações operacionais impostas pela pandemia, a Raia Drogasil investiu na ampliação da capilaridade com a abertura de 240 lojas, a estreia no estado de Rondônia e a inauguração do primeiro centro de distribuição no Rio Grande do Sul – este CD soma-se aos outros três localizados em São Paulo.
A empresa terminou o ano com 2.299 unidades, distribuídas por 24 estados. Deste total, 1.304 (57%) integram a bandeira Drogasil e 995 (43%) são da Droga Raia. São Paulo ainda concentra 48% das lojas, mas a companhia também vem avançando em regiões como Centro-Oeste, onde sua participação de mercado aumentou de 15,9% para 17,6%. O maior crescimento percentual do share ocorreu no Norte do país – de 3,6% para 6%.
A receita acumulada com canais digitais quadruplicou em 2020, passando de R$ 300 milhões para R$ 1,2 bilhão. Porém, é a combinação entre lojas físicas e canais online que possibilitou esse avanço. No quarto trimestre, por exemplo, 83% das transações digitais foram entregues ou retiradas pelo cliente por meio dos pontos de venda.
Novas verticais de saúde
Como parte do compromisso de se tornar um marketplace de serviços de saúde, a Raia Drogasil destacou-se especialmente na oferta de testes rápidos da Covid-19 – com 7,4% de participação nacional, de acordo com a Abrafarma e a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). Mais de 1.135 lojas aplicam essas testagens em 256 cidades brasileiras.
Para o presidente do grupo, Marcilio Pousada, a pandemia serviu como uma espécie de piloto para a prestação de serviço nas farmácias. “Vamos reforçar essa operação em 2021, o que incluirá um novo app com dicas de bem-estar, além de um serviço próprio de telemedicina, que poderá ser complementado com exames nas lojas físicas”, destacou.
Nova aquisição
A Raia Drogasil anunciou também nesta quarta-feira, dia 10, a aquisição de 50,75% da HealthBit, startup de tecnologia especializada em uso de dados para reduzir a sinistralidade em saúde nas grandes empresas.
“A Healthbit trabalha junto com RHs das empresas para administrar melhor dados internos da saúde de empregados e ajudar a reduzir custos”, afirmou Marcilio Pousada, presidente da Raia Drogasil. O investimento na Healthbit vai levar a Raia Drogasil a usar essa operação para vender produtos e ações que promovam a prevenção de doenças para funcionários e beneficiários desses clientes.
Essa operação será integrada à Univers, outra divisão da rede que administra um programa de benefícios em medicamentos para funcionários de empresas.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
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