Ranking das 300 maiores empresas do varejo tem 19 farmácias
Com representantes somando R$ 113,2 bilhões de faturamento, setor foi o segundo que mais cresceu em um ano
por Leandro Luize em


Mais uma vez o canal farma ocupa posição de destaque no rol das 300 maiores empresas do varejo nacional. O setor teve 19 representantes inseridos na lista, boa parte com alta de dois dígitos no faturamento e avanços consistentes nas posições do ranking.
Os dados integram o levantamento do Instituto Retail Think Tank (IRTT), instituição de pesquisas fundada este ano pelo time de curadores das dez edições anteriores do ranking, desenvolvidas pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). A pesquisa teve a Mastercard como parceira e corresponde a resultados obtidos em 2024, aglutinando indicadores declarados pelas próprias companhias, balanços publicados, pesquisas setoriais e reportagens em veículos com ampla reputação.
As redes de farmácias somaram R$ 113,2 bilhões de receita, valor que corresponde a 9% do montante movimentado pelas 300 maiores varejistas. O crescimento médio em relação a 2023 foi de 15,4%, o segundo maior entre os segmentos avaliados – inferior apenas ao de óticas, joias, bijoux e acessórios e quase seis pontos percentuais acima da alta geral do varejo. Na comparação com o setor supermercadista, a distância chegou a 5%.
“É uma das atividades que mais vêm se beneficiando de macrotendências como o aumento da renda média e o envelhecimento da população. Além disso, com ampla oferta de serviços e o forte impulso da digitalização trazido pela pandemia, as farmácias assumiram maior relevância no cotidiano dos brasileiros”, pontua Eduardo Terra, cofundador do IRTT.
A importância crescente que os consumidores atribuem ao bem-estar e à saúde física e mental também impulsionou o desempenho do canal farma, na percepção de Terra. “Esse cenário abre oportunidades para potencializar o mix, por meio de linhas com apelo nutricional, cosméticos e soluções para rituais de higiene e beleza dentro de casa”, analisa.
Três farmácias no top 20 entre as 300 maiores empresas do varejo
Entre as 300 maiores empresas do varejo, três redes de farmácias ganharam evidência ao figurarem nos 20 primeiros lugares. A RD Saúde subiu um posto e já é a quarta maior do país, com faturamento de R$ 41,8 bilhões. Grupo DPSP e Farmácias Pague Menos sustentaram os resultados da edição passada do estudo, respectivamente na 15ª e 19ª posições.
A RD registrou incremento de 15,1% no ano passado, reduzindo sua diferença para as três companhias à sua frente – Carrefour (4% de evolução), Assaí (11%) e Magazine Luiza (4%).
“A líder do setor mantém um intenso ritmo de abertura de lojas e vem expandindo rapidamente suas operações para formar um ecossistema de saúde e bem-estar. E à medida que aumenta capilaridade e estimula novas ocasiões de consumo, conhece mais a fundo seus clientes e identifica atalhos para crescer de forma mais ágil e sustentável”, explica.
Além de grandes redes, a lista reúne três empresas do associativismo e/ou do franchising. São elas o Grupo Total, a Farma Conde e a Farmais. “E as 19 farmácias representam todas as regiões do país, administrando 12,8 mil lojas físicas. É mais uma demonstração do peso do varejo farmacêutico”, entende Terra.
Maiores farmácias do varejo brasileiro
(posição geral + faturamento de 2024 em bilhões de R$)

Fonte: IRTT
Quem mais cresceu em faturamento?
Dos dez grupos do varejo farmacêutico com vendas comparáveis no estudo, nove evoluíram acima de dois dígitos e duas cresceram mais de 20%.
As redes de farmácias com maior avanço percentual

Os maiores saltos em posição
Quatro empresas do setor tiveram saltos expressivos em posição no ranking. A maior ascensão foi do Grupo Total, que subiu 47 colocações. A Drogal avançou 27. Rede d1000 (12) e Farmais (10) também sobressaíram nesse quesito.