RD Saúde quer reverter vendas fracas em meio à marca histórica

Mesmo com alta na receita bruta dos canais digitais e entrada entre as maiores varejistas do mundo, rede de farmácias quer corrigir rota

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

RD Saúde
Rede chega ao meio do ano entre animação e preocupação / Foto: Divulgação

A RD Saúde vive um momento de dualidade. Se de um lado os dados de seu balanço mostraram um começo difícil, por outro, a rede de farmácias performou bem no digital e chegou ao Olimpo do varejo mundial.

Um dos pontos negativos foi a sinalização da administração de um volume crescente de furtos nas lojas, que tem gerado perdas de estoque maiores do que o normal, com efeito na margem bruta da rede.

Nesse sentido, iniciativas estão sendo implementadas para conter essa tendência, com redução do estoque em loja para produtos-alvo essenciais e alguma proteção nas prateleiras. Além disso, a companhia tem colocado só certos itens no mostruário, que também é um foco de furtos constantes em farmácias.

RD Saúde quer aumentar competividade 

Segundo reportagem do Valor Econômico, para ser mais competitiva, a rede de farmácias colocou a mão no bolso e deve ser mais agressiva na precificação. Também estão nos planos da companhia lançar um calendário promocional mais robusto e reengajar clientes por meio da reativação de ações.

Apesar de já ter traçado seus próximos passos, especialistas ainda apontam um trimestre difícil pela frente. Um dos pontos levantados por eles foi o reajuste dos medicamentos, que ficou abaixo do registrado nos últimos anos.

Nem tudo são más notícias 

Apesar do clima pesado, a RD Saúde tem sim motivos para comemorar. Um deles é a receita bruta dos canais digitais, que cresceu 40% em comparação com o primeiro trimestre de 2024.

No período, a rede de farmácias atingiu R$ 2,2 bilhões, o que representa uma penetração no varejo de 21,8% nos três primeiros meses do ano. A participação dos aplicativos nesse recorte também avançou, de 70% para 78%.

Outro destaque foram as entregas realizadas em menos de uma hora, que já representam pouco mais de um quarto do total movimento pelo digital. Quando se somam o Compre & Retire e as vendas realizadas em aplicativos de terceiros, 96% das entregas já são realizadas em menos de 60 minutos.

Rede se tornou uma das maiores varejistas do mundo 

Segundo a edição mais recente do relatório Global Powers of Retailing, da Deloitte, a RD Saúde entrou na relação de 250 maiores varejistas do mundo. A rede de farmácias ficou com 169ª posição, a frente de Casas Bahia (205º) e Natura (214º).

Notícias Relacionadas