A Vale Verde, rede de farmácias com atuação no Paraná, aponta que a busca por testes de Covid nas farmácias voltou a crescer. De acordo com a companhia, em comparação com o mês de agosto, a demanda cresceu 50%.
“Sentimos um aumento significativo em nossas unidades. Nos meses mais frios os casos de doenças respiratórias são mais comuns, mas a circulação desses vírus ocorre o ano todo”, explica a gerente de serviços clínicos, Jessica Bazana.
A rede comercializa autotestes para a detecção da Covid-19 em 30 de suas unidades, sendo que em nove é possível realizar o agendamento do exame, cujo resultado está disponível em 20 minutos.
Não foi só demanda por testes de Covid que cresceu
Infelizmente, não foi só a procura pelos testes de Covid que aumentou nas últimas semanas, a positividade também. A porcentagem de positivos chegou a um novo patamar preocupante: pela primeira vez desde janeiro, o total superou os 30%.
Os dados, referentes à primeira semana de outubro, são da Abrafarma e da plataforma Clinicarx. Dos 7.061 testes feitos no varejo farmacêutico, 2.304 (32,53%) detectaram a contaminação pela Covid-19.
Ao longo do mês de agosto, o índice médio de exames positivos girou em torno de 13% a 17%, mas já saltou para 27% no fim de setembro.