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Nova rede quer acelerar inovação no atacado farmacêutico

atacado farmacêutico
Os diretores Pedro Junior (Minas Distribuidora), Bruno Freire (Rio Drog´s), Álvaro Júnior (Linkmed) e Geraldo Monteiro, executivo da rede

O atacado farmacêutico brasileiro ganha um novo player. A Rede Integração Farma iniciou oficialmente operações nesta terça-feira, dia 18, em evento na capital paulista. O grupo reúne 12 das principais distribuidoras regionais de medicamentos do país, que movimentam 108 milhões de unidades por ano.

A rede já nasce vigorosa, somando 55,1 mil m² de área total em centros de distribuição, além de 1.108 funcionários e colaboradores distribuídos por 16 estados de todas as regiões do Brasil e pelo Distrito Federal. As empresas atendem mais de 41 mil farmácias associativistas e independentes, o equivalente a 46% do número de PDVs do setor. O trabalho das distribuidoras viabiliza o acesso de 4.229 municípios brasileiros a medicamentos, formando uma cobertura geográfica de 76%.

A Integração Farma tem como fundadoras a Baratela (ES), Carvalho Distribuidora (MA), Divimed (MG), Golfarma (BA), Grupo Maiora (RS), LinkMed (DF), MaxiFarma (SP), Medchap (SC), Minas Distribuidora (RO), Rio Drog´s (RJ), Somed (SP) e Vitória Distribuidora (AM).

Recrutado para ser o gestor executivo, Geraldo Monteiro reforça a missão de constituir um grupo com capilaridade, estrutura sólida e disposição para agregar novas ferramentas e fornecedores. “Não temos papel associativo nem o de interface política das distribuidoras. Mas também não queremos limitar a atuação à de uma central de negócios. Nosso propósito é estimular um ambiente de negócios colaborativo e que beneficie a cadeia produtiva que envolve o pequeno e médio varejo”, argumenta.

O tripé tecnologia, inteligência de mercado e desenvolvimento de produtos dará o tom às operações da Integração Farma, cuja base administrativa está situada na região da Avenida Paulista, em São Paulo.

Atacado farmacêutico terá marcas próprias e central de dados

A estratégia do grupo prevê a criação de marcas próprias, entre as quais a de um teste rápido de gravidez, que deverá chegar às farmácias ainda neste mês de outubro. A rede também contará com ferramenta própria para produção de relatórios exclusivos atualizados em tempo real.

“Relatórios sobre vendas e comportamento de consumo no entorno das regiões de atuação poderão estar ao alcance dessas empresas e ajudarão a nortear decisões estratégicas”, avalia.

A Integração Farma também deu início a um ciclo de treinamentos sobre administradores de negócios para as lideranças das distribuidoras. “Ao dividir novos conhecimentos e tendências de mercado com os gestores, eles estarão aptos a aproveitar as oportunidades disponibilizadas pela nossa central, cultivando uma relação muito mais assertiva com a indústria e com o PDV”, observa Monteiro.

Exclusividade por estado e abertura a novos parceiros

A rede já está prospectando novos integrantes, mas aposta na exclusividade regional. “Nossa prioridade é preencher espaço nos estados onde ainda não operamos. Ter uma única distribuidora em cada localidade vai ao encontro do nosso objetivo de dar mais fôlego e representatividade para a empresa em seu território”, conclui.

Integrantes do conselho

Geraldo Monteiro se reportará ao Conselho de Administração e Fiscal, que terá mandato de dois anos e será constituído pelos sócios das distribuidoras afiliadas (ver relação abaixo).

Conselho de administração

Presidente: Álvaro Júnior (LinkMed)
Vice-presidente: Bruno Freire (Rio Drog´s)
Diretor financeiro: Pedro Júnior (Minas Distribuidora)
Diretor secretário: Kenard Rocha (Carvalho Distribuidora)
Suplente: Marcelo Borgonovi (MaxiFarma)

Conselho fiscal

Darli Luiz Sanzovo (Grupo Maiora)
Linaldo Nunes de Farias (Vitória Distribuidora)
Ivando da Silva Correia (Golfarma)

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

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