Fique por dentro dos principais FATOS e TENDÊNCIAS que movimentam o setor

Nova rede quer acelerar inovação no atacado farmacêutico

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

atacado farmacêutico
Os diretores Pedro Junior (Minas Distribuidora), Bruno Freire (Rio Drog´s), Álvaro Júnior (Linkmed) e Geraldo Monteiro, executivo da rede

O atacado farmacêutico brasileiro ganha um novo player. A Rede Integração Farma iniciou oficialmente operações nesta terça-feira, dia 18, em evento na capital paulista. O grupo reúne 12 das principais distribuidoras regionais de medicamentos do país, que movimentam 108 milhões de unidades por ano.

A rede já nasce vigorosa, somando 55,1 mil m² de área total em centros de distribuição, além de 1.108 funcionários e colaboradores distribuídos por 16 estados de todas as regiões do Brasil e pelo Distrito Federal. As empresas atendem mais de 41 mil farmácias associativistas e independentes, o equivalente a 46% do número de PDVs do setor. O trabalho das distribuidoras viabiliza o acesso de 4.229 municípios brasileiros a medicamentos, formando uma cobertura geográfica de 76%.

A Integração Farma tem como fundadoras a Baratela (ES), Carvalho Distribuidora (MA), Divimed (MG), Golfarma (BA), Grupo Maiora (RS), LinkMed (DF), MaxiFarma (SP), Medchap (SC), Minas Distribuidora (RO), Rio Drog´s (RJ), Somed (SP) e Vitória Distribuidora (AM).

Recrutado para ser o gestor executivo, Geraldo Monteiro reforça a missão de constituir um grupo com capilaridade, estrutura sólida e disposição para agregar novas ferramentas e fornecedores. “Não temos papel associativo nem o de interface política das distribuidoras. Mas também não queremos limitar a atuação à de uma central de negócios. Nosso propósito é estimular um ambiente de negócios colaborativo e que beneficie a cadeia produtiva que envolve o pequeno e médio varejo”, argumenta.

O tripé tecnologia, inteligência de mercado e desenvolvimento de produtos dará o tom às operações da Integração Farma, cuja base administrativa está situada na região da Avenida Paulista, em São Paulo.

Atacado farmacêutico terá marcas próprias e central de dados

A estratégia do grupo prevê a criação de marcas próprias, entre as quais a de um teste rápido de gravidez, que deverá chegar às farmácias ainda neste mês de outubro. A rede também contará com ferramenta própria para produção de relatórios exclusivos atualizados em tempo real.

“Relatórios sobre vendas e comportamento de consumo no entorno das regiões de atuação poderão estar ao alcance dessas empresas e ajudarão a nortear decisões estratégicas”, avalia.

A Integração Farma também deu início a um ciclo de treinamentos sobre administradores de negócios para as lideranças das distribuidoras. “Ao dividir novos conhecimentos e tendências de mercado com os gestores, eles estarão aptos a aproveitar as oportunidades disponibilizadas pela nossa central, cultivando uma relação muito mais assertiva com a indústria e com o PDV”, observa Monteiro.

Exclusividade por estado e abertura a novos parceiros

A rede já está prospectando novos integrantes, mas aposta na exclusividade regional. “Nossa prioridade é preencher espaço nos estados onde ainda não operamos. Ter uma única distribuidora em cada localidade vai ao encontro do nosso objetivo de dar mais fôlego e representatividade para a empresa em seu território”, conclui.

Integrantes do conselho

Geraldo Monteiro se reportará ao Conselho de Administração e Fiscal, que terá mandato de dois anos e será constituído pelos sócios das distribuidoras afiliadas (ver relação abaixo).

Conselho de administração

Presidente: Álvaro Júnior (LinkMed)
Vice-presidente: Bruno Freire (Rio Drog´s)
Diretor financeiro: Pedro Júnior (Minas Distribuidora)
Diretor secretário: Kenard Rocha (Carvalho Distribuidora)
Suplente: Marcelo Borgonovi (MaxiFarma)

Conselho fiscal

Darli Luiz Sanzovo (Grupo Maiora)
Linaldo Nunes de Farias (Vitória Distribuidora)
Ivando da Silva Correia (Golfarma)

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Notícias mais lidas

Notícias Relacionadas

plugins premium WordPress