Venda de genéricos puxa resultados da Rede Integração Farma
Desempenho positivo ocorre mesmo apesar da situação do mercado ter sido bem desafiadora no início de 2025
por Gabriel Noronha em
e atualizado em


As distribuidoras da Rede Integração Farma estão evoluindo na venda de genéricos e medicamentos de referência. O desempenho positivo ocorre mesmo apesar da situação do mercado ter sido bem desafiadora no início de 2025, influenciada por fatores como as altas taxas de juros, a limitação de crédito no mercado e a forte concorrência.
No primeiro trimestre, as vendas de medicamentos de referência apresentaram um crescimento de 97,31% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto os genéricos tiveram um crescimento de 17,52%. Já em março de 2025, o crescimento foi de 19,05% (para os de referência), no comparativo com fevereiro, e a vendas de genéricos cresceu 2,62%.
Venda de genéricos é importante fonte de renda
Atualmente, os genéricos já representam 34% do faturamento da entidade e os de referência correspondem a 5,1% do valor total de vendas de medicamentos pelas distribuidoras da Rede Integração Farma, onde há uma tendência natural de crescimento dessa categoria ao longo de 2025.
“Esse crescimento da venda de medicamentos de referência demonstra que os distribuidores regionais também conseguem trabalhar muito bem com essa categoria de produtos, fazendo com que cheguem às farmácias independentes com rapidez e agilidade, assim como trabalhamos com os medicamentos genéricos e similares”, afirma Geraldo Monteiro, diretor executivo da Integração Farma.
Ele acrescenta que as farmácias independentes são muito importantes para o grupo. Entre todos os clientes da entidade, 28,5% são farmácias associativistas, 6,4% são grandes redes, 61,3% são independentes, 2,0% são médias redes e 1,8% são pequenas redes.
“As farmácias independentes precisam muito do apoio do distribuidor, em especial no que diz respeito ao crédito. Ele é o grande fomentador e apoiador para a sobrevivência e fortalecimento do pequeno varejo”, finaliza.