Reino Unido detecta caso humano de gripe suína


A Agência de Segurança em Saúde do Reino Unido (UKHSA) detectou o primeiro caso em humanos de uma cepa da gripe suína. O paciente, cuja identidade não foi revelada, sofreu de doença leve e se recuperou totalmente. A origem da infecção está sob investigação.
A gripe A (H1N2) é semelhante aos vírus da gripe que circulam atualmente em porcos no Reino Unido. Segundo Meera Chand, diretora de Incidentes da UKHSA, foi graças à vigilância de rotina da gripe e à sequenciação do genoma que se conseguiu detectar este vírus.
“Esta é a primeira vez que detectamos este vírus em humanos no Reino Unido, embora seja muito semelhante aos vírus detectados em porcos. Estamos trabalhando rapidamente para rastrear contatos próximos e reduzir qualquer possível propagação. De acordo com os protocolos estabelecidos, estão em curso investigações para saber como o indivíduo adquiriu a infecção e para avaliar se existem mais casos associados”, explica a diretora.
Gripe suína e os antecedentes dos vírus influenza
Os vírus influenza A(H1) são enzoóticos nas populações suínas na maioria das regiões do mundo. Quando um vírus influenza que normalmente circula em suínos é detectado em uma pessoa, ele é chamado de “variante do vírus influenza”.
H1N1, H1N2 e H3N2 são os principais subtipos do vírus influenza A suíno em porcos e ocasionalmente infectam humanos, geralmente após exposição direta ou indireta a suínos ou ambientes contaminados.
Houve um total de 50 casos humanos de gripe A(H1N2) notificados globalmente desde 2005; nenhum deles se relacionou geneticamente com esta cepa. A gripe A(H1N2) não foi detectada anteriormente em humanos no Reino Unido. As infecções humanas com vírus da gripe suína ocorrem esporadicamente.
Pandemia de gripe suína
Em 2009, houve uma pandemia em humanos causada por um vírus influenza (influenza A H1N1(pdm09)) comumente referido como “gripe suína”. Esse vírus continha material genético de vírus que circulavam em porcos, aves e humanos nas décadas de 1990 e 2000.
A gripe A H1N1 (pdm09) agora circula sazonalmente em humanos e não é mais chamada de gripe suína. É diferente dos vírus que circulam atualmente em suínos.
Este conteúdo é meramente informativo e não substitui a consulta médica. Para esclarecimento de dúvidas adicionais sobre uma patologia, medicamento ou tratamento, converse com um profissional de saúde de sua confiança. Evite sempre a automedicação.