Remédios para tratamento do autismo serão incluídos no Farmácia Popular
Medida busca aliviar financeiramente famílias que enfrentam o TEA

Medida busca aliviar financeiramente famílias que enfrentam o TEA
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que inclui medicamentos utilizados no tratamento do autismo no programa Farmácia Popular.
O PL, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), prevê que os estabelecimentos credenciados deverão oferecer remédios para comorbidades associadas ao TEA (transtorno do espectro autista). São elas, a insônia, hiperatividade, ansiedade e agressividade, além de outros fármacos recomendados por médicos especialistas no tratamento do transtorno.
O relator do caso, deputado Leo Prates (PDT-BA), adicionou que a aprovação da medida representa um passo crucial para mitigar as barreiras financeiras frequentemente enfrentadas pelas famílias. Além disso, também garante o acesso equitativo aos tratamentos essenciais e promove a adesão terapêutica.
“Muitas delas dedicam-se integralmente aos cuidados de seus entes com TEA, o que não raro compromete a renda familiar e dificulta a aquisição contínua da medicação necessária”, explica.
Ainda de acordo com o texto aprovado, será responsabilidade do Ministério da Saúde a realização de revisões periódicas dos tratamentos utilizados mundialmente na gestão do transtorno, visando que os fármacos mais adequados sejam adicionados à lista sempre que necessário.
Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, atua na produção de notícias e também dos conteúdos de seções temáticas do portal.
Gabriel Noronha possui 838 conteúdos publicados no Panorama Farmacêutico. Confira!
Receba conteúdos inéditos e novidades gratuitamente
Este site utiliza cookies 🍪 para oferecer uma melhor experiência de navegação e leitura. Você pode revisar e ajustar suas preferências a qualquer momento acessando nossa política de privacidade.