Resolução da Anvisa proíbe a venda de seis produtos
Infrações variam de irregularidades na produção a lotes falsificados
por Gabriel Noronha em


Uma nova Resolução da Anvisa anunciou a proibição da venda e distribuição dos medicamentos Colágeno + Vitamina C, L-Treoneto de Magnésio, Espinheira Santa e Xarope da Vovó Isabel/Xarope da Vovó, além do ingrediente alimentar Curcumyn Long e do insumo farmacêutico Dysport® (Toxina Botulínica A), 150 U.
A decisão foi oficializada na edição do Diário Oficial da União publicada na última sexta-feira, dia 18, e assinada pelo gerente geral de inspeção e fiscalização, Marcus Aurélio Miranda de Araújo.
Resolução da Anvisa explica decisões
De acordo com a autarquia os medicamentos Xarope da Vovó Isabel e Xarope da Vovó são fabricados “por empresa desconhecida” e a comprovação da propaganda e comercialização do produto não possuem registro, notificação ou cadastro.
Já o Grupo Nutra Nutri Ltda, fabricante do Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio e da Espinheira Santa, “não possui autorização de funcionamento” da Anvisa. Além disso, os três produtos não contam com nenhum tipo de registro junto a agência.
O suplemento alimentar Curcumyn Long recebeu a sanção por “não atender às especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção” e o Dysport® teve apenas um lote suspenso, o L42158, por se tratar de uma série de produtos falsificados. A farmacêutica Beaufour Ipsen, fabricante do produto original, declarou que “não reconhece o lote, se tratando, portanto, de falsificação”.