RetailONDay aborda estratégias do e-commerce farmacêutico
Evento reuniu especialistas e empresas líderes do varejo
por Gabriel Noronha em
A RetailON, plataforma que auxilia varejistas a expandir seu faturamento com vendas digitais, realizou no último dia 18 o RetailONDay, evento online focado na capacitação dos gestores de farmácias.
A live foi apresentada por Gabriel Ribeiro, CEO da companhia, que abordou diferentes estratégias utilizadas por grandes players do setor para impulsionar suas vendas.
Um dos cases utilizados para exemplificar as diferentes ações que podem transformar a atuação digital das farmácias foi o da RD Saúde, que concentrava apenas 2% de seu faturamento no e-commerce há alguns anos, mas já atingiu marcas superiores a 25%.
Na visão do executivo, muito desse sucesso está ligado à aposta pela fidelização dos clientes, que muitas vezes consideram mais fatores como praticidade e costume do que propriamente o preço, principalmente em compras de produtos de caráter emergencial como remédios.
Ao oferecer descontos e vantagens para aqueles que instalam seu aplicativo, a varejista passa a obter vantagens competitivas por meio de dados como localização do cliente, além de funcionalidades como notificações por push e um método de comunicação direto com sua base.
Essas ferramentas são fundamentais para a redução do Custo de Aquisição de Cliente (CAC), índice primordial para a disputa por market share no e-commerce farmacêutico.
RetailONDay recebeu gerente da Nissei
A programação do evento ainda contou com um bate-papo entre o apresentador e Jean Borges, gerente de negócios digitais e e-commerce da varejista. Os profissionais discutiram a trajetória da rede de farmácias paranaense, que utilizou a plataforma durante a alavancagem de sua operação.
Particularidades do atendimento aos clientes nos diferentes estados em que a varejista atua, desafios da implementação do delivery em todas as unidades e estratégias de concorrência também foram detalhadas durante o encontro, que está disponível no canal do Youtube da empresa.
Live também teve lançamento de livro
A live foi finalizada com o lançamento do livro Guia para vender no digital: Transforme sua farmácia, idealizado por Ribeiro com o propósito de revelar ao mercado as estratégias que estão fazendo as farmácias venderem mais no digital.
Disponibilizado virtualmente para todos os participantes do evento, o material reúne cinco anos de práticas e estratégias utilizadas pelo executivo ao longo de sua trajetória no varejo farmacêutico.