A Rite Aid inaugurou este mês sua primeira farmácia de pequeno porte, na cidade de Craigsville, nos Estados Unidos, como parte de um programa piloto para melhorar o acesso em comunidades carentes. A rede planeja abrir mais duas mini lojas até o início de 2023.
Um em cada 10 americanos mora a mais de 8 km da farmácia mais próxima. De acordo com o Instituto de Pesquisa de Política Rural, de Iowa City, muitos condados dos EUA que carecem de uma farmácia tendem a abrigar uma proporção maior de populações consideradas vulneráveis, incluindo idosos, sem seguro e desempregados, bem como aqueles com renda abaixo do nível de pobreza.
Rite Aid leva serviços farmacêuticos a comunidades carentes
Cada nova Farmácia Rite Aid ocupará aproximadamente 279 m², o que é significativamente menor do que a média das lojas padrão, que chegam a ter até 1.390 m². Essas lojas contarão com uma farmácia de serviço completo e uma variedade de produtos de saúde e bem-estar.
“Com essas novas farmácias de formato menor, estamos trazendo serviços farmacêuticos essenciais para comunidades carentes”, disse Andre Persaud, diretor de varejo da Rite Aid.
“Os farmacêuticos desempenham um papel crítico nos cuidados de saúde – fornecendo educação e aconselhamento, triagem de interações entre medicamentos, encorajando a adesão à prescrição e oferecendo cuidados preventivos importantes, como imunizações e exames de saúde. Como uma farmácia moderna, a Rite Aid está empenhada em melhorar o acesso e a conveniência a esses serviços importantes e em promover relacionamentos entre os membros da comunidade e o farmacêutico local”, disse Persaud.
No trimestre mais recente, encerrado em 27 de agosto, a Rite Aid registrou prejuízo líquido de US$ 331,3 milhões, em comparação com os US$ 100,3 milhões do ano passado. Com sede na Filadélfia, a rede emprega mais de 6.300 farmacêuticos e opera mais de 2.300 farmácias de varejo em 17 estados.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico