O Panorama Farmacêutico realizou um estudo exclusivo sobre o posicionamento digital das principais marcas de saúde bucal disponíveis no varejo farmacêutico. O levantamento teve como foco o mercado de pastas de dente.
Por meio da plataforma de monitoramento Zeeng, o portal comparou os resultados de líderes da categoria, entre as quais Colgate, Boni Natural e Oral-B. E o resultado leva a uma interessante conclusão sobre como essas marcas interagem com seus públicos de interesse.
Por que a Colgate lidera na presença digital em saúde bucal?
Um dos primeiros indicadores é o Zeeng Score, por meio do qual a plataforma leva em conta a presença digital da marca em suas próprias redes e também na imprensa.
Nesse quesito, a Colgate leva ampla vantagem, registrando uma nota de 5,78, contra 2,65 da Oral-B e 0,97 da Boni Natural. Mas quando analisamos exclusivamente os números referentes às redes sociais, quem se destaca é outra fabricante.
Oral-B é mais ativa nas redes sociais
A Oral-B pode muito bem ser considerada a referência em presença nas mídias sociais entre as marcas de pasta de dente. Afinal, seu ativo geral – que consiste na soma total de seguidores – é mais de duas vezes superior ao da segunda colocada Colgate.
A maioria desse público (7,7 milhões) está concentrada no Facebook, o que possibilita que a Colgate saia na frente no Instagram (190 mil contra 82 mil) e no YouTube (210 mil contra 68 mil).
A marca da P&G também sobressai na frequência e variedade dos posts. No período entre 8 de dezembro de 2023 e 5 de janeiro de 2024, enquanto a empresa parceira da Palmolive fez duas postagens e a Boni Natural apenas uma, a Oral-B fez 19.
Entre essas quase duas dezenas de postagens, estão compreendidas imagens estáticas (8), sequências de fotos (6) e vídeos (5), enquanto os concorrentes apostaram apenas em postagens tradicionais.
Imprensa fez a diferença
O que fez a diferença para a Colgate no comparativo foi sua presença na mídia tradicional, ou seja, a imprensa.
Nos últimos 29 dias, a empresa foi notícia 19 vezes, contra 7 da Oral-B e nenhuma da Boni Natural. Ou seja, mais de 70% das notícias do setor foram da marca.
“As pessoas costumam pensar que presença digital é só estar nas redes sociais. Mas existem outras alternativas, como os portais de notícia, por exemplo. Estratégias de comunicação mais equilibradas resultam em uma presença mais marcante e eficaz, o que as tornam a melhor escolha para as marcas”, aponta Eduardo Prange, CEO da Zeeng.