Saúde promove capacitação online para farmacêuticos do Município

Acompanhe as principais notícias do dia no nosso canal do Whatsapp

A Coordenação Geral de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nessa segunda (1), um treinamento online com os farmacêuticos da rede municipal. O objetivo é capacitar os profissionais sobre a forma mais eficaz de elaborar a programação de necessidade mensal de medicamentos e correlatos para o abastecimento das Unidades de Saúde. Ao todo, foram realizadas cinco reuniões com os profissionais dos oito Distritos Sanitários.

Veja também: Senado aprova MP autorizando Estados e municípios a comprarem vacinas

De acordo com Edênia Salgueiro, uma das farmacêuticas da SMS responsáveis pela capacitação, um dos objetivos do encontro é estabelecer quanto cada unidade vai precisar de medicamentos e correlatos para o bom funcionamento do serviço. ‘Sempre solicitamos esse material, mas nunca houve uma discussão sobre como fazer. Então é preciso pensar de forma crítica e atenta sobre esse consumo mensal, principalmente em período de pandemia, para que nenhum serviço fique desabastecido’, afirma.

Siga nosso Instagram

Já Mirela Quirino, farmacêutica da SMS que também conduziu a capacitação, afirma que sempre houve divergência na elaboração desses materiais em relação ao cálculo do período e a oferta do serviço à população, por isso a uniformização das condutas é tão importante. ‘Saber como deve ser feita essa programação contribui para que nós enquanto coordenação possamos adquirir esses itens no período correto, de modo que as farmácias e a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) estejam sempre abastecidas’, destaca.

A capacitação também é uma forma de a Coordenação estar mais próxima dos farmacêuticos com prestação de cursos e capacitações visando a melhoria do serviço. Ao todo, profissionais de 63 unidades de saúde participaram da capacitação. O treinamento também contou com o apoio de Paulo Anderson Silva Gomes, Coordenador Geral de Farmácia e Bioquímica da SMS.

Atuação profissional

No município de Maceió, os 105 profissionais de farmácia atuam nas unidades de saúde, laboratórios, Coordenação de Farmácia e Bioquímica, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Farmácia de Maceió (Farmac).

No contexto da pandemia da covid-19, a atuação desses profissionais se tornou ainda mais importante, estando presente na logística (com o abastecimento de insumos), aprovação de vacinas e medicamentos e cenários de pesquisas acadêmicas.

Fonte: Ascom SMS

Notícias Relacionadas