Senado aprova Leandro Safatle como presidente da Anvisa
Plenário também aprova Daniela Marreco Cerqueira e Thiago Lopes Cardoso Campos como diretores
por Ana Claudia Nagao em
e atualizado em


O Plenário do Senado confirmou nesta terça-feira, dia 19, a indicação do economista Leandro Pinheiro Safatle para o cargo de presidente da Anvisa. Foram 54 votos favoráveis e apenas dois contrários. As informações são da Agência Senado.
O nome já havia sido aprovado em sabatina na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no último dia 13 de agosto. O relatório da indicação (MSF 91/2024) foi apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). Safatle vai substituir Antônio Barra Torres, cujo mandato se encerrou em dezembro.
Formado em economia pela Universidade de Brasília (DF), o novo presidente da Anvisa foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Safatle também é servidor público federal desde 2011, tendo atuado na própria Anvisa, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e no Ministério da Saúde, onde ocupa desde 2024 cargo de secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.
Além do presidente da Anvisa, Plenário aprova dois novos diretores
O Plenário também confirmou a indicação de dois novos diretores. Daniela Marreco Cerqueira é bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela UnB, tem mestrado e doutorado em Biologia Molecular, além de especialização em Saúde Coletiva pela Fiocruz. Ela recebeu 59 votos favoráveis e nenhum contrário, com uma abstenção.
Servidora de carreira da Anvisa, exerce desde 2006 o cargo de especialista em regulação e vigilância sanitária. Atualmente, é secretária-executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável pela regulação econômica do setor.
Thiago Lopes Cardoso Campos é graduado em Direito, com especializações em Gestão Empresarial, Gestão de Políticas de Saúde e Direito Sanitário. Foi aprovado com 49 votos a favor e 5 votos contrários.
Atualmente, é coordenador da consultoria jurídica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e conselheiro titular do Conselho Estadual de Saúde da Bahia. No Ministério da Saúde, atuou como gerente de projetos da Secretaria de Atenção à Saúde e diretor de programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde.