Setor redefine estratégias para a Black Friday
Redes de farmácias, indústrias e distribuidoras antecipam
estoques e ações considerando a promoção durante todo o mês
por Ana Claudia Nagao em
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A Black Friday deixou de se concentrar apenas na última sexta-feira de novembro – que neste ano cai no dia 28 – e hoje se estende por todo o mês, com promoções que antecipam a movimentação do varejo. Segundo levantamento da Serasa Experian, entre os dias 1º e 8 de novembro foram registrados 4,3 milhões de pedidos, que movimentaram R$ 2,4 bilhões.
A data promete ser um dos maiores eventos de vendas do comércio brasileiro neste ano, incluindo o setor farmacêutico. Segundo estimativas da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM), as promoções devem gerar mais de R$ 13 bilhões em vendas. A previsão é de R$ 16,5 milhões de pedidos, com valor médio R$ 808,50, números superiores aos 15,75 milhões de pedidos e tíquete médio de R$ 738 registrados em 2024.
Farmácias preveem maior Black Friday da história
Com o tema Eu amo me cuidar, a Pague Menos inicia a segunda semana da sua campanha de Black Friday. Até 16 de novembro, as ofertas estão voltadas ao autocuidado, com descontos de até 58% em dezenas de produtos, como óleos capilares, máscaras de tratamento, barras de proteína e analgésicos.
A rede promete descontos de até 80% e produtos a partir de R$ 3,99 ao longo do mês, abrangendo todas as categorias disponíveis nas lojas, no e-commerce e no app.
Já a RD Saúde, dona das marcas Raia e Drogasil, lançou a campanha A maior Black do cuidado, oferecendo até 80% de desconto nas suas mais de 3.400 farmácias e nas plataformas digitais.
“A Black Friday é um dos momentos mais aguardados do varejo, e o nosso foco é proporcionar o melhor negócio aos nossos clientes em produtos voltados para o bem-estar e o cuidado”, afirma Daniel Campos, diretor de marketing e clientes da RD Saúde.
Durante novembro, os consumidores também terão benefícios adicionais, como Stix em dobro pagando com Pix, frete grátis e parcelamento facilitado. A campanha segue até dezembro com a Cyber Week.
A Esquenta Black Friday das Farmácias Nissei também se estenderá até 16 de novembro, com descontos em produtos essenciais para o dia a dia, como vitaminas, suplementos, itens de higiene pessoal e bucal, sabonetes, xampus, cremes dentais, antissépticos e desodorantes.
“Nossa missão é proporcionar economia real em produtos que fazem a diferença no cotidiano das pessoas, aliando praticidade ao cuidado com o bem-estar de cada cliente”, ressalta Alexandre Maeoka, CEO das Farmácias Nissei.
A Farma Conde deu início à sua tradicional campanha Esquenta Black Friday, com descontos que chegam a 90%. A ação destaca medicamentos genéricos, além de itens de higiene e beleza, perfumaria, fraldas e outros segmentos. As compras podem ser parceladas em até dez vezes sem juros, e pedidos acima de R$ 150 têm frete gratuito.
“Mais do que descontos, queremos oferecer uma experiência de compra inteligente, conveniente e conectada ao novo perfil de consumidor”, destaca Giovana Conde Marques, vice-presidente de Marketing da Farma Conde.
A V.Friday, da Drogaria Venancio, oferece até 80% de desconto em todos os segmentos durante novembro, com condições especiais de pagamento. Dermocosméticos podem ser parcelados em até seis vezes sem juros, enquanto os demais produtos em até três vezes.
As redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, do Grupo DPSP, também promovem uma série de ações com descontos de até 70%. O destaque será a inauguração de um novo modelo de loja no Méier, no Rio de Janeiro.“Essa unidade marca uma nova etapa para a companhia, posicionando as farmácias da nossa rede como pontos de relacionamento e cuidado, passando de um modelo transacional para uma relação humanizada e pessoal”, afirma Marcos Colares, CEO do Grupo DPSP.
A nova loja contará com o Espaço Viva Saúde, dedicado a serviços como aplicação de vacinas e exames laboratoriais, além do Momento Viva Você, voltado ao autocuidado e à beleza.
Já a mineira Rede Soma tem orientado as farmácias associadas na definição de estratégias para o ponto de venda, considerando o perfil de consumo de cada região. “Além da parte de gestão, levaremos aos nossos associados as melhores negociações do mercado para que possam oferecer sempre condições imperdíveis aos clientes finais”, explica o CEO Paulo Henrique Ribeiro.
O Grupo Ellomais, que tem sede no Espírito Santo, está realizando suas próprias ações individuais para reduzir o estoque. Já entre os dias 24 e 28, a Rede promoverá a campanha Black Nomais, com o objetivo de negociar diretamente com indústrias e distribuidores condições mais vantajosas e preços mais competitivos. “A iniciativa visa permitir que as farmácias reponham seus estoques e possam desenvolver ações promocionais ao longo do fim de ano”, afirma Carlos Padilha, gestor de relacionamento da rede.
O iFood também entrou na disputa com a campanha Novembro Absurdo, projetando crescimento de 24% em novos usuários e aumento de 34% no tráfego. A promoção foca em produtos de beleza e cuidados com bebês, com até 70% de desconto e entrega gratuita. A expectativa é de crescimento de 86% nas vendas da vertical farma, totalizando 3,4 milhões de pedidos, 50% a mais que em 2024.
“Por meio de tecnologia de ponta, dados e personalização, unidos ao profundo conhecimento dos hábitos dos brasileiros, nesta Black Friday conseguimos criar experiências únicas para os consumidores”, destaca Renata Lamarco, diretora de marketing da plataforma.
Distribuidoras se movimentam para manter o estoque das varejistas
Já as distribuidoras intensificam suas operações para garantir que as redes varejistas estejam devidamente abastecidas e preparadas para o aumento na demanda. A meta é evitar rupturas e assegurar que as promoções sejam efetivas durante um dos períodos mais competitivo do varejo.
Segundo Sidnei Aparecido Mendonça, diretor comercial da Maxifarma, a estratégia envolve uma atuação em parceria com os clientes do varejo. “Sempre aderimos às campanhas que possam possibilitar um melhor desembolso ao consumidor, em parceria com nossos clientes. Neste ano, o foco será nos produtos de uso contínuo, genéricos e similares, além da linha de higiene e beleza”, afirma o executivo.
De acordo com Alexandre Magno Cunha, CEO da AMC, a preparação começa cerca de 60 dias antes das promoções. “Negociamos com as indústrias para obter condições diferenciadas e garantir estoques reforçados. Trabalhamos com descontos adicionais de 20% a 25% e aumento médio de 30% a 40% no volume de produtos”, explica.
A Distrimed também iniciou suas ações com a quarta edição da campanha BlackMed, lançada em 3 de novembro. A operação combina ofertas agressivas e experiências exclusivas para os clientes.
“Reforçamos nosso estoque junto aos fornecedores e criamos condições comerciais exclusivas para garantir que as farmácias estejam preparadas. Mas o grande diferencial é a experiência com nossos clientes. No dia 22 de novembro, vamos levá-los à Arena MRV para assistir a um jogo com jogadores pentacampeões mundiais, proporcionando um dia como um atleta profissional”, comenta o diretor comercial Augusto Alves Macedo.
A Andorinha Farma preparou uma campanha com condições e preços inéditos, reforçando seu compromisso com a rentabilidade e o sucesso de seus parceiros. A ação inclui grandes marcas e diversas categorias de produtos, entre elas medicamentos da Geolab e Neo Química; suplementos Under Labz, Vitafor e Herbamed; dermocosméticos da Principia e Farmax; além de itens de check-out de Perfetti e Trento.
Antes da data principal, a distribuidora realizará o “Esquenta Black Friday”, no dia 21, com uma prévia do que deve movimentar o mercado e oferecer aos clientes duas sextas-feiras consecutivas de promoções. “Com essa estratégia, a reforçamos nosso papel de destaque no setor, oferecendo vantagens competitivas e rentabilidade para o varejo farmacêutico paulista”, afirma Juliano Sacco, presidente do Grupo Andorinha.
Cimed promove “Yellow Friday”
A farmacêutica Cimed está promovendo a Yellow Friday, campanha que oferece condições especiais em todo o portfólio da companhia. A ação acontece até 15 de novembro, em farmácias de todo o país, com descontos e promoções exclusivas em diversas categorias.
A iniciativa oferece possibilidades para os clientes obterem produtos em dobro e acessarem descontos exclusivos, ao mesmo tempo em que estimula as farmácias parceiras a impulsionarem suas vendas e aumentarem o fluxo de clientes nas lojas. Além disso, itens como Carmed Body Splash, Dermafeme e alguns produtos da linha João e Maria – como sabonete líquido, shampoo, óleo e colônia – terão descontos mínimos de 50% sobre o valor unitário.
“Mais do que uma campanha promocional, a Yellow Friday reflete o compromisso em tornar o acesso à saúde e ao bem-estar mais acessível para todos. Ao lado do varejo, buscamos criar oportunidades que beneficiem tanto os consumidores quanto os nossos parceiros comerciais”, ressalta João Adibe Marques, CEO da Cimed.