Sincofarma-SP realiza treinamento sobre o SNGPC
Capacitação está marcada para o próximo dia 5 de novembro e será virtual
 por César Ferro em 
 e atualizado em
por César Ferro em 
 e atualizado em 
					
 por César Ferro em 
 e atualizado em
por César Ferro em 
 e atualizado em 
					 
O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) entrou em uma nova fase em 2025. Para fomentar a capacitação no uso da plataforma, o Sincofarma-SP promove, na próxima quarta-feira, dia 5, um treinamento online sobre o tema.
Aberta para todo o Brasil, a capacitação será transmitida ao vivo e ministrada pela farmacêutica e especialista em regulação Betânia Alhãn. “Essa nova etapa do SNGPC não trata apenas de atualização de sistema. Ela reforça a rastreabilidade, a segurança sanitária e o compromisso técnico das farmácias”, comenta a palestrante.
No encontro, serão abordadas as mudanças e diretrizes do sistema; a organização e a rotina necessárias para atender às exigências; as boas práticas de escrituração e conferência de dados; além da exposição de casos reais e a realização de uma sessão de perguntas e respostas com a especialista. “Hoje, conformidade é gestão. Farmácias que tratam o SNGPC como rotina secundária correm risco de bloqueios e autuações”, alerta.
Treinamento do Sincofarma-SP é indicado para farmacêuticos e gestores
O treinamento promovido pelo Sincofarma-SP tem como público indicado farmacêuticos responsáveis técnicos; gestores de farmácias e drogarias; profissionais de escrituração e área regulatória; e estudantes que buscam um diferencial técnico para o mercado. A capacitação acontece das 13h30 às 17h e oferecerá certificado com chancela FACOP. As inscrições devem ser realizadas pelo site oficial do sindicato.
Atualizações do SNGPC reforçam fiscalização
Em 2025, o SNGPC passou a contar com ajustes importantes nos processos de escrituração e monitoramento de dados. Com o avanço das ferramentas de análise e cruzamento de informações, o nível de exigência regulatória para as farmácias e drogarias em todo o país subiu.
“A evolução do sistema reforça a necessidade de atenção, capacitação e processos bem definidos no varejo farmacêutico. Estar atualizado significa mais segurança, menos riscos regulatórios e maior eficiência operacional”, afirma Betânia.
Uso obrigatório retornou neste ano
O uso do SNGPC voltou a ser obrigatório no início de 2025. Durante o ano passado, a Anvisa realizou uma série de testes no sistema, sendo a fase mais abrangente entre 14 de outubro e 31 de dezembro.
A primeira região a participar da implementação foi o Sudeste. Após 15 dias, o programa passou a vigorar no Centro-Oeste e no Sul, enquanto Norte e Nordeste entraram na quinzena subsequente.
 
    									    								 
    									    								 
    									    								